TRANSTORNO
DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
O
ambiente escolar
para a criança com TEA tem que ser estruturado e com rotina, para
diminuir o nível de angústia, ansiedade e distúrbios de
comportamento do aluno diante de situações desconhecidas, porém em
alguns momentos é aconselhável provocar alterações na rotina para
que eles aprendam a lidar com a baixa frustração.
O
professor precisa desenvolver um ambiente estruturado, que favoreça
a confiança; oferecer pequenos grupos no momento das atividades;
proporcionar interação com os demais alunos e estabelecer metas de
trabalho para a criança.
Para
que o aluno com TEA possa realizar o que for solicitado pelo
professor ou outra pessoa, é essencial estabelecer o vínculo
afetivo, pois sem ele se torna praticamente impossível.
O
professor precisa ter condutas claras e objetivas; mostrar ao aluno o
que se espera dele; oferecer condições de aprendizagem que
possibilitem mais situações de sucesso do que de fracasso;
valorizar não só o resultado, mas o esforço e respeitar o ritmo
de aprendizagem da criança.
É
importante a criança com TEA seguir as regras da sala.
Sempre
que vamos iniciar um trabalho, um jogo com a criança, temos que
fazer para que ela observe e aprenda como fazer. Temos que ser
objetivos e mostrar o correto e não dar hipóteses (ex: esta é a
garrafa grande; a letra do seu nome é M).
Alguns
jogos para trabalhar com a criança com TEA:
Gislaine
Minari Groth
Prof.
De Educação Especial
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