quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Projeto "Valorizando as Diferenças" - Setembro Azul





Olá!!!!
Bem-vindos

O Projeto "Valorizando as Diferenças" do mês de Setembro veio apresentar para nossas crianças um pouco da trajetória de vida das pessoas deficientes auditivas e como é sua forma de comunicação, aprendizagem e brincadeiras.

O mês de setembro é uma data pra lá de especial para as pessoas Surdas. Vamos saber por quê?



O mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. 

É comum encontrar vários espetáculos culturais acessíveis sobre a surdez nessa época do ano, além de congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenagens.


Por conta de tudo isso, setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido pela comunidade como:

De forma lúdica iniciamos o trabalho como nossas crianças  com atividades diversificadas como:

-- Explicação da data comemorativa Setembro Azul.

-- Apresentação do sinal em LIBRAS do nome de cada turma. 

-- Música “Borboletinha” em LIBRAS (interpretação).

-- Apresentação de algumas cores em LIBRAS.

-- Jogo de tabuleiro - Trilhas das cores em LIBRAS.

Iniciamos o projeto contanto uma breve história da comemoração do mês de Setembro Azul?

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa história?

Por que Setembro?
A escolha do mês de setembro para esse movimento não foi feita por acaso. O mês tem datas importantes para a comunidade surda, sejam elas lembranças das perdas do passado ou celebrações das conquistas:

6/09 e 11/09: Datas que lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas.  

10/09: Dia Mundial das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos quanto nos ambientes virtuais.

26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil!

30/09: Celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.

Por que Azul?
Da mesma forma, a cor azul representa dois momentos distintos. Durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. E os surdos também eram obrigados a usá-la. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda. Afinal de contas, apesar dos grandes problemas do passado e das barreiras atuais, a identidade surda continua forte como nunca!
Essa ressignificação do azul ficou marcada na Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony) em 1999, que lembrava os surdos que foram vítimas da opressão. Nela, o Dr. Patty Ladd (surdo) usou uma fita azul no braço pela primeira vez como símbolo do movimento. Hoje, a cor azul turquesa é usada, por ser uma cor viva e vibrante, que representa a riqueza cultural de uma comunidade que brilha com orgulho!


Apresentamos o sinal de cada turma dos agrupamentos com seu devido nome digitados em Língua Portuguesa e a Datilologia em LIBRAS. 

PERÍODO MANHÃ

TURMAS A e B

TURMA C

TURMA D

PERÍODO TARDE

TURMA E


 TURMA F

TURMA G



 TURMA H



Foi uma grande diversão conhecer a música da “Borboletinha” em LIBRAS!



Para a próxima etapa “A Brincadeira das Trilhas das Cores”, as crianças conheceram os sinais em LIBRAS de algumas cores! 




Agora é hora de brincar!!!!! 










Brincar é uma grande diversão para todas as crianças, principalmente quando estas brincadeiras levam para eles a aprendizagem é o respeito frente à diversidade do nosso mundo!
É assim finalizamos mais uma etapa do Projeto "Valorizando as Diferenças".


Curiosidades





Até mais!!!

Lívia Dal Bello - Profª Educação Especial Sala de Recursos Multifuncional
Rosimeire Padilha Rocha - Profª Educação Especial da U.E

Nenhum comentário:

Postar um comentário