Essa tem sido um excelente recurso didático para a professora
e as crianças trabalharem a aquisição de novos vocabulários, linguagem oral e
escrita; uma vez que aguça a curiosidade das crianças e estas ficam bem
envolvidas no momento da atividade.
Como funciona?
A professora esconde um objeto dentro da caixa e depois entrega a mesma
as crianças em roda, a caixa passa por todas as crianças que colocam a mão
dentro da caixa e com o tato e a imaginação tentam descobrir qual o nome do
objeto. Ahhhh! Não pode falar o que tem lá dentro. É segredo!
Assim todas as crianças tem a oportunidade de tentarem descobrir e
imaginar o quem tem dentro da caixa; logo em seguida fazemos uma discussão
sobre as muitas possibilidades. Geralmente
as crianças acertam, pois sempre o objeto escolhido é algo conhecido,
pertinente ao mundo infantil; entretanto a imaginação os leva muito longe, a combinações inusitadas como “dinossauro
astronauta”, “peixes voadores” e muito mais...
Após a revelação do objeto, vem a escrita do mesmo em pequenos pedaços
de papeis, onde as crianças que se interessarem copiam a palavra em questão.
Desta forma, as crianças tem mais uma oportunidade de contato com a
escrita, além das que matem todos os dias, e dessa primeira palavra nasce o
interesse pelas outras e outras, assim vamos construindo o nosso letramento e
aproximando cada vez mais as crianças do mundo que é escrito e lido.
No momento da discussão com a turma, do que está dentro da caixa, as
crianças ficam soltas, muito envolvidas e alegres com a atividade, momento em
que o professor deve utilizar para estimular bem a linguagem oral dos pequenos.
O bom é que um objeto tão simples pode proporcionar vários momentos
agradáveis, de grande produção para os alunos e professores, servindo de
instrumento para o aprendizado de todos.
A Turma da cobra segue preparando mais atividades legais.
Até breve!!!
Muito divertido e estimulante!
ResponderExcluir