quarta-feira, 21 de março de 2018

AGIII C - Profª Gleice


 A educação infantil é espaço privilegiado para contribuir na constituição das identidades das crianças sendo assim foi proposta uma atividade em que elas próprias se fotografariam, fariam selfies utilizando o tablet como ferramenta e adereços como chapéus, bonés, lenços e echarpes para composição da imagem que gostariam de ¨clicar¨ de si.

¨ se desejamos que as experiências vividas no contexto da educação infantil contribuam para alimentar em todas as crianças um sentimento de segurança e de pertencimento, de acolhimento às singularidades, precisamos lhes oferecer, nas suas experiências cotidianas, elementos para se reconhecerem e valorizarem suas peculiaridades (físicas, culturais, religiosas etc.), assim como as das demais crianças e dos adultos
 ( Cruz, Silvia Helena Vieira e Cruz, Rosimeire Costa de Andrade. O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança. In Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil Org: Rodrigo  Saballa de Carvalho e Paulo Sergio Fochi,)

Para introduzir a ideia a professora levou dois autorretratos para que as crianças observassem e fizessem a leitura das imagens. Uma breve biografia de Vincent Van Gogh e de Frida Kahlo foi apresentada a elas, juntamente ao comentário  de que eram artistas que apreciavam se retratar.

                   
                                                                                       
                   Autorretraro Van Gogh                                            Autorretrato Frida Kahlo

Em roda de conversa foi proposto a cada criança que se observasse em um espelho e que socializasse com o grupo o que mais gostava em seu rosto, propiciando assim um olhar afetivo e observador sobre si, complementando a atividade.
Dois dias foram destinados a produção das selfies, a maioria das crianças presentes tirou mais de uma foto com diferentes tipos de adereços. Até as que inicialmente se recusaram a participar da atividade de se fotografar, voltaram atrás fazendo seus registros mesmo que timidamente.
 No decorrer da sessão de fotos foram modificando suas feições, primeiro sérias, depois sorrindo, fazendo caretas, virando o boné, mudando suas mãos de posição, trocando de adereço, enfim experimentando e experienciando...

                                             O resultado agradou a turma! Confiram!!!




Até a próxima Pessoal!
                                                          Turma do Brinquedo e profª Gleice


Nenhum comentário:

Postar um comentário