Nos espaços da unidade educativa o grupo tem participado de brincadeiras que estão impulsionando aspectos como interação, raciocínio lógico, psicomotricidade e percepção de espaço. Nas de jogos cooperativos as crianças desenvolvem suas habilidades de maneira lúdica, bastante leve e tudo isso promovendo o trabalho em equipe. Proporcionam um aspecto competitivo, como qualquer jogo, porém não há somente um ganhador no grupo e todos podem contribuir para um bem comum.
As crianças já vivenciaram alguns jogos como o Passando o Bambolê, Bola por Cima e Bola no Tecido.
Formamos um círculo com o grupo de mãos dadas e o bambolê entre os braços de dois colegas que começaram a passá-lo sobre o corpo sem soltar as mãos. Foi muito divertido...
Outro jogo foi o da Bola por Cima. Dividimos as crianças em dois grupos e alternamos para que todas pudessem participar. Dispostos em duas colunas, sendo a primeira criança de cada equipe com uma bola nas mãos. Ao sinal de comando a primeira criança de cada fileira passou a bola por cima da cabeça com as duas mãos até chegar ao último da fileira.
A empolgação foi tamanha que sempre pedem este jogo!
Já na brincadeira seguinte teríamos que equilibrar a bola no tecido. Em roda num primeiro momento as crianças seguraram o TNT o movimentando. Após colocamos a bola no centro do tecido explicando que teríamos que sacudir para cima e para baixo fazendo a bola pular sem que a mesma caísse.
Na primeira parte do jogo começamos devagar e depois mais rápido o que dificultou algumas vezes manter a bola por cima do tecido.
"Há uma dimensão essencial do Jogo Cooperativo. É o Jogo Interior. Aquele que jogamos para dentro, com a gente mesmo, descobrindo maneiras de nos harmonizar internamente para cooperar externamente." (BROTTO, 2001, Revista de Jogos Cooperativos)
Até a próxima postagem!
Turma do Peixe e Profª Ana
Nenhum comentário:
Postar um comentário