Uma proposta pedagógica
que considere e valorize o movimento como uma linguagem infantil exige a
atenção para a organização do espaço, o qual deve ser considerado um recurso de
aprendizagens e de desenvolvimento.
Conforme aponta Nista-Piccolo
e Moreira (2012), o ser humano aprende com o corpo todo, sentindo,
experimentando, testando e superando limites. Assim sendo, as propostas
educativas para Educação Infantil devem envolver atividades para promover o
desenvolvimento do corpo, do pensamento, da imaginação e dos sentimentos, de
modo a integrar as ações de educar e cuidar e, ainda, proporcionar a formação de
novos e singulares interesses infantis. (OLIVEIRA et al, 2012, p. 49).
São diversas as possibilidades de exploração dos movimentos, como, por
exemplo, quando a criança passa por um túnel ou atravessa obstáculos formados
com cones, garrafas, bambolês, colchonetes, interagindo ampliando seus conhecimentos. Por esses
motivos, se busca proporcionar desafios em que a criança seja instigada a
desenvolver imaginação, a expressão e a criação, tendo a organização dos espaços
como aliada.
Assim,
toda quinta-feira, as crianças da turma da Pipa são convidadas a explorarem e extrapolarem
os limites de seus corpos em diferentes circuitos, que também estimulam o
trabalho em equipe e o estabelecimento de acordos (aguardar sua vez ou trocar
os brinquedos, como bambolês e motocas para que todos possam brincar um pouco)
para que todos possam aproveitar ao máximo as possibilidades.
Até a próxima!
Professora Darleng, Luana e Turma da Pipa
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