Olá, pessoal!!!
Estamos com saudades de todos vocês e torcendo para
que tudo acabe logo e que possamos nos ver.
Enquanto isso não acontece, pensamos em formas de
nos aproximarmos. Sabemos que não está sendo uma época muito fácil e com
certeza os pequenos já identificaram mudanças na rotina. É essencial que vocês
possam conversar com seus bebês/crianças sobre o que está acontecendo, a
chegada do Coronavírus na nossa cidade e como podemos nos proteger.
Ao conversarmos com os bebês eles respondem com
risos, prestam atenção voltando o olhar para os adultos, esticam e balançam as
mãos e os pezinhos e além disso, balbuciam. É muito importante colocar em
palavras para eles o que está acontecendo e a razão de não irem à escola, pois
através das palavras, aprendem a decodificar emoções, além de ser uma forma de
demonstrar carinho, preocupação e estimular o desenvolvimento.
E para ajudar os pais a falarem
sobre o que é o Covid-19, como prevenir e a importância de ficar em casa, o
vídeo abaixo contribui para o entendimento e para acalmar os corações:
Fonte: Fundação RTVE e TV UFG, 2020
Falando em rotina...
Você sabia que a rotina traz segurança,
ameniza a ansiedade e a angústia, possibilitando previsibilidade e continuidade para a criança?! É importante estabelecer regras e horários desde cedo, o que muda o
hábito.
Pode até parecer uma tarefa difícil,
mas separamos figuras para serem desenhadas ou impressas e coladas na parede de
casa, assim, a criança visualiza, entende e consegue cumprir com mais
facilidade...Tudo isso para que esse aprendizado seja mais tranquilo e para um
desenvolvimento de forma mais saudável, agora que precisamos ficar em casa. Uma outra sugestão é separar as figuras na horizontal ou vertical e em três colunas: manhã, tarde e noite.
Fonte: Twitter
E na hora da brincadeira?!
Aqui
vai uma dica que além de divertida, estimula a usar os sentidos, o
que possibilita o conhecimento do mundo ao redor a partir de texturas, cores,
cheiros...
- Parede sensorial: Recorte cartolinas no formato de mãos e pés e cole diferentes texturas, como algodão, CD, botões, esponja ... Cole numa altura que estimule-os a ficar de pé para alcançar e/ou coloque as "pegadas" no chão para caminharem sentindo conforme as texturas.
Se a criança for maior, também irá adorar
esta brincadeira!
E para as que já falam, uma
super diversão:
- Descobrindo
o que tem na caixa: Faça dois furos em uma caixa de modo que consiga colocar as mãos (para ficar mais emocionante pode vendar a
pessoa). Dentro da caixa, coloque um objeto para a que o identifique.
Referências:
RTVE e TV UFG. COVID-19: Olá, crianças! Eu sou o coronavírus. Youtube, 01 Abr. 2020. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=ldHQ4iyc3yo&feature=emb_logo> Acesso em: 04/05/2020
FUMIRA. Twitter, 09 Nov. 2014. Disponível em:< https://mobile.twitter.com/fumira/status/531291573213200384/photo/1>. Acesso em: 04/05/2020
RTVE e TV UFG. COVID-19: Olá, crianças! Eu sou o coronavírus. Youtube, 01 Abr. 2020. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=ldHQ4iyc3yo&feature=emb_logo> Acesso em: 04/05/2020
FUMIRA. Twitter, 09 Nov. 2014. Disponível em:< https://mobile.twitter.com/fumira/status/531291573213200384/photo/1>. Acesso em: 04/05/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário