Olá, pessoal!
Como vocês estão, tudo bem?
Fiquei pensando o que iria postar e lembrei das brincadeiras de rua! Como eu gostava de brincar na rua. Quando eu era criança, morava no bairro São Bernardo, aqui em Campinas mesmo. Eu brincava na rua quase todo dia. Era bicicleta, esconde-esconde, passa-anel, bola, peteca, bambolê, corda, pião... tudo com um grupo de amigos que assim como eu, podiam ficar na rua até anoitecer sem se preocupar com a segurança. Bons tempos, restaram as doces lembranças. Mas os tempos são outros. Hoje estamos em nossos lares, fortalecendo os vínculos afetivos com muitas brincadeiras e aguardando a vacina do COVID-19.
Trouxe a sugestão de brincar com Pião: brincadeira clássica e antiga, consiste em puxar uma corda enrolada a um objeto afunilado, geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido. Atualmente, há novos materiais para piões e esses materiais permitem girá-los sem a utilização de uma corda. Nos piões mais antigos, a corda é o intermediário que transmite a força motriz dos braços, fazendo girar o pião em movimentos circulares em torno do próprio eixo que, em equilíbrio, gira até perder força.
Esperamos que tenham gostado das experiências lúdicas compartilhadas no decorrer do ano de 2020 e desejamos que no próximo ano possamos nos encontrar para nos abraçarmos e brincarmos com muita saúde.
Um abraço saudoso.
Prof. Érica Alexandrini
CEI "JOÃO VIALTA" E CEI "MARIA DE LOURDES DÓRIA PASSOS"
CIMEI 29
Nenhum comentário:
Postar um comentário