BAIXA VISÃO (ABRIL MARROM)
Projeto Valorizando as diferenças – BAIXA
VISÃO (ABRIL MARROM)
“Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.” (Mary Pat Radabaugh)
No início deste mês o projeto
Valorizando as Diferenças trouxe informações sobre as pessoas cegas e o uso do
sistema Braille para escrita e leitura. Agora fecharemos o mês de abril com o
tema da BAIXA VISÃO, também conhecida como visão subnormal.
A pessoa com BAIXA VISÃO é a
que apresenta diminuição de sua resposta visual mesmo após correção feita com
recursos ópticos (óculos e lentes) e ou cirúrgicos.
A criança com baixa visão
pode participar na sala de aula em condições de igualdade em relação aos demais
colegas, para tanto, são necessárias adaptações e recursos.
Vamos conhecer algumas
adaptações e recursos muito importantes para garantir o acesso com qualidade
aos alunos com baixa visão.
A
qualidade e a quantidade de luz disponível no ambiente são fatores muito
importantes, o cuidado para que a iluminação proporcione mais eficiência e
conforto visual faz toda a diferença.
Há duas formas de
ampliação para o aluno com baixa visão e elas podem ser usadas ao mesmo tempo:
A aproximação ao que se quer ver; e o aumento da fonte que pode ser realizada através de recursos gráficos e ópticos
Aproximação pode ser feita com o
auxílio do recurso do PLANO INCLINADO, ou adequações de posição.
O plano inclinado
ajuda a manter o material próximo à altura dos olhos de modo a garantir maior
conforto visual e manutenção do foco.
A aproximação do
objeto a ser visto à altura dos olhos, também é importante para a melhora da
postura.
O aumento da fonte é muito importante e vai variar de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Auxílios ópticos de ampliação
para longe.
Foto aluna da SRM - Ana Cássia: fazendo treino para o uso do Telescópio para visualização da lousa.
Os sistemas telescópicos para longe indicados para
baixa visão são chamados de telescópios refratores. São auxílios utilizados
para aumentar a imagem de um objeto por meio da ampliação.
O sistema telescópico monocular deve ser utilizado
no olho com maior acuidade visual. Os binoculares são indicados quando a
acuidade visual é próxima em ambos os olhos.
O aumento do contraste
e o uso adequado das cores favorece a percepção visual. O mais comum é o
contraste preto no branco, mas outras variações em alto contraste também são
comuns de ser usados para as pessoas com baixa visão entre elas o fundo azul e
a escrita em amarelo.
Estimulação visual
envolvendo cores é muito importante para o desenvolvimento da percepção visual
da criança.
TIPOSCÓPIO -
É um guia para leitura, pode ser
confeccionado com papel cartão, plástico mais rígido em cor preta ou cor de
grande contraste com o branco do papel. Tem a função de diminuir a luz
refletida sobre o papel branco, aumentar o contraste da linha a ser lida com o
fundo e facilitar a localização e seguimento. Pode ser de tamanhos
diferentes de acordo com a necessidade de cada criança.
Enfim, estes são alguns dos recursos utilizados na
Sala de Recursos Multifuncionais e no dia-a-dia escolar de muitos de nossos
alunos com baixa visão.
Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais
sobre a deficiência visual e a baixa visão.
Profa. Lívia Dal Bello
Sala de Recursos Multifuncionais CEI João Vialta
Referências Bibliográficas:
http://www.acessibilidadenapratica.com.br/textos/auxilios-opticos-para-baixa-visao/
https://www.visaonainfancia.com/aluno-com-baixa-visao-adaptacoes/
Min, Hsu Yun. Baixa visão : conhecendo
mais para ajudar melhor: volume III / Hsu Yun Min, Marcos Wilson Sampaio, Maria
Aparecida Onuki Haddad. -- São Paulo: Conselho Brasileiro de Oftalmologia:
Laramara, 2018. -- (Série deficiência visual). disponível em: http://visaosubnormal.org.br/downloads/serie_deficiencia_visual_vol3_cbo_bq.pdf
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