PROJETO VALORIZANDO AS DIFERENÇAS
AFINAL, O QUE É INCLUSÃO?!
QUANDO FALAMOS DE INCLUSÃO ESCOLAR, ESTAMOS FALANDO DE DIREITOS QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA POSSUEM.
A PALAVRA IGUALDADE É MUITO IMPORTANTE…POIS É DISSO TAMBÉM QUE SE TRATA A INCLUSÃO…DE ELIMINAR BARREIRAS PARA QUE A EDUCAÇÃO OCORRA PARA T-O-D-O-S!
ASSIM, NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, O ALUNO COM DEFICIÊNCIA ESTÁ INSERIDO EM SALA DE AULA REGULAR E NÃO POSSUI ATIVIDADES A PARTE SÓ PARA ELE…AO CONTRÁRIO!!!: T-O-D-O-S PARTICIPAM DAS MESMAS ATIVIDADES.
VEJA:
MAS ENTÃO , O QUE NÃO É INCLUSÃO?
QUANDO A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA ESTÁ INSERIDA NA SALA REGULAR, MAS É COLOCADA PARA SENTAR NUM CANTO PARA REALIZAR ATIVIDADES A PARTE DO QUE É PROPOSTO PARA A SALA…ISSO NÃO É INCLUSÃO!
QUANDO A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA FREQUENTA A ESCOLA, MAS PARTICIPA DE UMA SALA ONDE HÁ APENAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA…ISSO NÃO É INCLUSÃO!
VEJA:
POR QUE INCLUSÃO?
Fonte: Shutterstock
NO CEI JOÃO VIALTA, POR MEIO DO PROJETO VALORIZANDO AS DIFERENÇAS, OPORTUNIZAMOS MOMENTOS PARA QUE TODOS DA ESCOLA POSSAM VIVENCIAR, POSSAM SE COLOCAR NO LUGAR DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ASSIM COMO CONHECER OS RECURSOS E ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE.
VENHA CONFERIR O QUE OCORREU NOS ANOS ANTERIORES:
LEITURA DE LIVROS QUE EXPLICAM SOBRE CADA DEFICIÊNCIA;
EXPERIMENTAÇÃO DE COMO É ANDAR DE CADEIRAS DE RODAS E ANDADORES;
VÔLEI SENTADO.
NA IMAGEM ACIMA, A PROFESSORA LÍVIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS ESTÁ MOSTRANDO PARA AS CRIANÇAS O ThermoFusora, UMA MÁQUINA QUE TEM A FUNÇÃO DE FAZER RELEVO NO PAPEL, OU SEJA, A ESCRITA BRAILE…AQUELA UTILIZADA POR PESSOAS CEGAS PARA QUE POSSAM SE ALFABETIZAR E REALIZAR LEITURAS.
VAMOS NOS DESPEDIR COM A FRASE ABAIXO:
UM GRANDE ABRAÇO,
PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:
ANA CECÍLIA CAMPOS KANIA
E
LÍVIA DAL BELLO
Referências Bibliográficas:
AUN, USP. Discriminação na educação inclusiva tem origem dentro e fora da sala de aula. Educação - Instituto de Psicologia. Edição n° 90. Ano: 48. 01 out 2021. Disponível em: <http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=7124&ed=1240&f=23>Acesso em: 29 de set de 2021.
BRASIL, 2015, Lei n° 13.146, 6 de jul de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>Acesso em: 29 de set de 2021.
FELIZ, Betty. HYPE. Cadeirante. Disponível em:<https://revistahype.com.br/o-sinal-ja-bateu/cadeirante/>. Acesso em: 29 de set de 2021.
PSICOLOGIAVIVA. Inclusão social - Desafios, avanços e iniciativas na construção de um espaço diversificado de atuação.12 fev 2021. Disponível em:< https://blog.psicologiaviva.com.br/inclusao-social/> Acesso em: 29 set 2021.
RODRIGUES, Leandro. Instituto Itard. O que é educação inclusiva? Um passo a passo para inclusão escolar. 15 ago 2017. Disponível em: <https://institutoitard.com.br/o-que-e-educacao-inclusiva-um-passo-a-passo-para-a-inclusao-escolar/
>Acesso em: 29 ago 2021.
SHUTTERSTOCK. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/>. Acesso em: 29 set 2021.
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