Eu e a turma do Arco-Íris compartilhamos algumas vivências relacionadas ao meio ambiente com objetivos de estimular hábitos saudáveis visando preservar , plantar, cultivar e proteger tudo que beneficia à natureza e aos humanos.
Como as crianças demonstram curiosidade em aprender sobre nosso
universo, por diversas vezes param o que estão fazendo para apreciar detalhes e formas nas plantas, espécies
que surgem no espaço; estas oportunidades são valorizadas para ouvir o que as
crianças sabem, sentem e valorizam, além disto, observamos detalhes e
características com auxílio de lupa.
Após ouvir as crianças, oriento sobre a importância de
preservar cada uma das espécies, pois elas são importantes para o equilíbrio
ecológico. Estas informações também são ampliadas quando assistimos a pequenos
vídeos onde aprendemos do que se alimenta e como vive a espécie em destaque.
No mês de maio, realizamos o plantio de mudas de “seriguela”, árvore frutífera, com objetivos de despertar o gosto das crianças pelo ato de plantar. Antes de realizar o plantio, as crianças visualizaram imagens da planta, fruta e benefícios ao organismo humano. Cada criança plantou o seu caule com o objetivo de levar para plantar em sua casa assim que brotasse. Infelizmente nenhum caule brotou nos fazendo perceber quantos são os desafios a aprender na arte de plantar.
O passeio ao sítio São José também foi mais uma vivência relacionada
a experiências com a natureza: as crianças tiveram oportunidade de apreciar
animais domésticos em seus habitats, andar a cavalo, passear no trenzinho para
conhecer plantações de milho, café e cana de açúcar. Ao final da programação as
crianças se deliciaram com um delicioso lanche.
O relato entusiasmado das crianças sobre o passeio provocou desejo da família ir conhecer para apreciar e desfrutar do que o espaço rural turístico oferece aos finais de semana. Família compartilhou imagem do que as crianças mais gostam de usufruir do espaço "passeio a cavalo".
Após historia do conto clássico “João e o pé de feijão” as crianças plantaram grãos de feijão. Desta vez, utilizamos um copo descartável para que fosse possível observar o surgimento e desenvolvimento das raízes. E para que a magia da história fosse valorizada, acomodamos os copos no parapeito do vitrô da sala e a grade de proteção para que a planta recebesse bastante luz e água suficiente, a rega foi responsabilidade das crianças. Mais uma experiência maravilhosa realizada. Espero que os pequeninos da turma do Arco-Íris, deem continuidade em seus lares plantando seja com sementes, mudas ou caules, possam continuar aprendizados e colher muitos frutos ao longo da vida.
Um grande abraço e até a próxima postagem.
Professora Susete e Turma do Arco-Íris.
Agosto/2022
Excelente trabalho👏👏👏
ResponderExcluirMuito importante o contato com a natureza, ainda mais para esta geração que já nasceu cercada de tecnologia!
Parabéns prof susete pelo trabalho desenvolvido com as crianças, a Maria Eduarda adora esse contato com a natureza e com as plantas, temos uma horta aqui em casa ela adora ajudar a plantar a brincar com a terra. Quando tem tomate maduro eu peco p ela arrancar só os vermelhos ela adora salada.
ResponderExcluir