**Instalação criada pela artista Yayoi Kusama,
que serviu como inspiração para releitura das crianças da Turma do Jacaré e Turma do Cavalo**
Logo
na entrada da exposição de Yayoi Kusama, bolas gigantes refletem
aquilo que a artista chama de “obliteração”,
a total eliminação dos traços.
Pensando
em re-criar os espaços da Emei “João Vialta”, propusemos às
crianças que utilizassem diversos materiais para modificar bolas de
plástico.
**Crianças da Turma do Jacaré e Turma do Cavalo recriando a obra de Yayoi Kusama**
Quando
as habilidades infantis são estimuladas elas contribuem no processo
de aprendizagem em arte, desenvolvendo a percepção e a imaginação
– recursos fundamentais para a educação estética. “A educação
estética irá contribuir para a ampliação das habilidades já
existentes, estabelecendo no processo educacional a ponte entre o
fazer e o refletir (pensar).” (Fusari, 2001, p. 60)
Para
Deleuze (1997, p. 78), "A arte [...] atinge esse estado
celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua
maneira, a arte diz o que dizem as crianças.” Há um
compartilhamento com a obra que cada criança retrata pelo seu olhar.
A interpretação dessa obra ocorre não só a partir de observações
visuais, mas também por meio da interação com outras linguagens.
A
intervenção no espaço (En) Cantos da Natureza, inspirada na
‘obliteração’ da artista japonesa, Yayoi Kusama!!
E nossas releituras não param por aqui...
Em breve, outro espaço educativo será re-criado a partir das obras de Yayoi Kusama!
Referências
bibliográficas:
DELEUZE,
Gilles. O que as crianças dizem. In: Crítica e clínica. São
Paulo: Ed.34, 1997, p.73-79.
FUSARI,
Maria Felisminda de Rezende e, FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de
Toledo. Arte na educação escolar. 2ª ed. Revista. São Paulo-SP:
Editora Cortez, 2001.
Profª Érica e Profª Erika
CONTAGIANTE!
ResponderExcluir