quarta-feira, 20 de agosto de 2014

RELEITURA FEITA PELAS TURMAS DO JACARÉ (AGIII - D) E DO CAVALO (AGIII - E)

**Instalação criada pela artista Yayoi Kusama, 
que serviu como inspiração para releitura das crianças da Turma do Jacaré e Turma do Cavalo**

Logo na entrada da exposição de Yayoi Kusama, bolas gigantes refletem aquilo que a artista chama de “obliteração”, a total eliminação dos traços.
Pensando em re-criar os espaços da Emei “João Vialta”, propusemos às crianças que utilizassem diversos materiais para modificar bolas de plástico.
**Crianças da Turma do Jacaré e Turma do Cavalo recriando a obra de Yayoi Kusama**

Quando as habilidades infantis são estimuladas elas contribuem no processo de aprendizagem em arte, desenvolvendo a percepção e a imaginação – recursos fundamentais para a educação estética. “A educação estética irá contribuir para a ampliação das habilidades já existentes, estabelecendo no processo educacional a ponte entre o fazer e o refletir (pensar).” (Fusari, 2001, p. 60)
Para Deleuze (1997, p. 78), "A arte [...] atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças.” Há um compartilhamento com a obra que cada criança retrata pelo seu olhar. A interpretação dessa obra ocorre não só a partir de observações visuais, mas também por meio da interação com outras linguagens.
A intervenção no espaço (En) Cantos da Natureza, inspirada na ‘obliteração’ da artista japonesa, Yayoi Kusama!!

E nossas releituras não param por aqui...
Em breve, outro espaço educativo será re-criado a partir das obras de Yayoi Kusama!

Referências bibliográficas:

DELEUZE, Gilles. O que as crianças dizem. In: Crítica e clínica. São Paulo: Ed.34, 1997, p.73-79.

FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e, FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo. Arte na educação escolar. 2ª ed. Revista. São Paulo-SP: Editora Cortez, 2001.


Profª Érica e Profª Erika

Um comentário: