A
TURMA DO ARCO-ÍRIS E A EXPERIÊNCIA COM JOGOS DE LINGUAGEM
Olá,
pessoal!
Hoje
compartilharei com vocês a experiência realizada com o Jogo
“Contrários”, do Portal Trilhas¹.
Vocês
sabiam que nas interações estabelecidas com o mundo, mediadas pelo
outro, as crianças estão se descobrindo como sujeitos,
identificando a si mesmas como seres humanos, pertencentes a diferentes grupos, diferentes meios?
A
formação da identidade está, assim, diretamente ligada à
possibilidade de relacionar-se e de interagir com as pessoas, com a
cultura e com o meio natural em seus diversos elementos.
Recentemente
a Turma do Arco-Íris vivenciou uma nova experiência, a dos jogos,
pois o brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento da
capacidade de abstração da criança. O aprender a lidar com regras
e a desenvolver o autocontrole também são capacidades propiciadas
pelo brincar.
Durante
a vivência com o jogo, as crianças partilham uma cultura da
infância, constituída por ideias, valores, códigos próprios,
formas específicas de compreensão da realidade, que lhes permitem
não apenas reproduzir o mundo adulto, mas (re)significá-lo e
reinventá-lo.
Ao trocar ideias com a professora Erika, do período da tarde, procurei ‘readaptar’ o jeito de brincar, de forma que propus seguir as regras do ‘jogo da memória’. Todas as cartas foram disponibilizadas na mesa, viradas para baixo. De forma democrática, escolhemos quem seria o primeiro a jogar e assim sucessivamente, até que entendessem a dinâmica. Ao encontrarem os pares, pronunciavam quais eram os contrários contemplados, por exemplo, o par da carta que representa DIA é aquela que representa NOITE.
Ao término do jogo, cada criança/jogador fez a contagem das cartas. Ganha o jogador que tiver o maior número de cartas, mas houve empate entre as crianças. Foi uma experiência significativa, pois as crianças gostaram de participar e sempre pedem para jogar novamente.
Até a próxima!
Profª Érica e Turma do Arco-íris
¹ Com o objetivo de promover a qualidade da educação nas escolas
públicas do país, o MEC apoia e distribui o conjunto de materiais
do Projeto Trilhas, desenvolvido pelo Instituto Natura, em parceria
com a Comunidade Educativa CEDAC, Organização da Sociedade Civil
de Interesse Público, que visa contribuir para o desenvolvimento da
leitura, escrita e oralidade. Para saber mais, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário