Olá, pessoal!
Como estão, tudo bem?
Sou professora Érica, do agrupamento III-D e socializarei experiências cotidianas realizadas na Educação Infantil que visam fortalecer autoestima das crianças e familiaridade com diferentes linguagens, na aceitação e acolhimento das diferenças entre as pessoas.
Recentemente proporcionei às crianças momento de apreciação de imagem de obra de arte denominado "Auto-Retrato", 1931, de Guignard. "Essa relação com as multiplicidades, visa privilegiar a potencialidade criadora de cada ser humano, junto a processos educativos que pulsam nos entremeios, no âmago das experiências, e não em resultados predeterminados."
Em seguida, após conversas sobre as impressões que tiveram, a proposta foi de cada criança criar o seu autorretrato diante de um espelho.
Não poderia deixar de registrar as reações e os comportamentos das crianças em frente ao espelho e o comprometimento ao realizar o próprio autorretrato.
Eis os processos de criação de autorretratos de crianças potentes, criativas e protagonistas do Agrupamento III-D:
Esta experiência foi realizada no decorrer de várias semanas, pois requer tempo para que cada criança possa admirar-se diante do espelho, descobrindo-se e propiciando o desenvolvimento da construção da identidade e autoimagem.
Após finalização das criações fixei os autorretratos em um suporte de madeira, denominado BIOMBO e será exposto no pátio/refeitório da Unidade Educacional:
Até a próxima publicação!
Saudações.
Prof. Érica
Referências Bibliográficas:
Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação: Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação, Departamento Pedagógico, Campinas, SP, 2013, página 14.
Ótimo trabalho parabéns!
ResponderExcluir