segunda-feira, 15 de março de 2021

ACERTE O CESTO

 

BRINCADEIRA ACERTE O CESTO



Olá crianças e familiares.

Esta brincadeira é muito divertida, desenvolve diversas habilidades: motora, nomear e identificar cores, contagem das peças e pontos, atenção, noção de espaço, medida e força.

Sugiro alguns materiais que poderão ser substituídos por outros:


  • Para servir de cesto: jarra, copo, tigela, caixa...;
  • Objetos a serem arremessados: 5 tampinhas (refrigerante, água, suco), palitos de sorvete ou até mesmo bolinhas feitas de papéis amassados, papéis de bala (evitem objetos pontiagudo, duro, pesado, que podem quebrar).

Para facilitar a contagem, sugiro cada jogador ter cinco peças da mesma cor. Na imagem acrescentei a cada cor uma maior com a possibilidade de ser um coringa valendo mais pontos, mas isto é opcional.  Caso não tenham tampinhas, podem substituir por peças de encaixe, botões.

A ideia é brincar!!! Na ausência de objetos, amasse panfletos, folhas de revista, jornal, façam bolinhas e tentem acertar o cesto.

Antes de iniciar brincadeira, organizem com a criança os objetos que serão utilizados para acertar o cesto. Deixe sua criança escolher a cor, contar cinco peças da mesma cor e amassar os papéis para formar bolinhas. Participando deste momento aprenderá a ter autonomia e poderá brincar sozinha quando não houver companhia disponível.

Cada integrante terá direito a cinco ou seis arremessos, mas esta quantidade pode ser alterada de acordo com a quantidade de peças disponíveis.

Cada um terá a sua vez. Ao término dos arremessos cada jogador contará quantas peças acertou.

Ao final, depois que todos arremessaram, será vencedor da rodada quem tiver acertado mais peças dentro do objeto ao centro.

Para agregar mais emoção à brincadeira, pode aumentar o grau de dificuldade, pode-se posicionar maior distância entre o cesto e os arremessadores. Também fica interessante arremessar com os olhos vendados.

A brincadeira pode ocorrer em círculo: sentado ao chão ou no sofá, cama, cadeira ao redor de uma mesa. O cesto tem que estar ao centro (no chão ou a uma altura igual ou superior) a dos participantes.

 


Regras da brincadeira:
  • Cada participante terá a sua vez de arremessar, um por vez;
  • As peças que não caírem dentro do cesto, não poderão ser arremessadas novamente na mesma rodada, devem ficar onde caíram até que todos tenham arremessado;
  • Ao final da rodada, todos saberão quem acertou mais peças dentro do cesto;
  • O número de rodadas dependerá do interesse dos participantes.

 Dependendo do resultado, avalie o grau de dificuldade relacionado à distância e altura. Faça alterações para que a criança se sinta capaz em desenvolver a brincadeira e dependendo do entusiasmo explore as possibilidades.


Lembre-se que o importante é se divertir.

Pode utilizar um quadro (folha de papel, lousa ou no chão) para anotar a pontuação dos participantes. Sugiro deixar a criança anotar os pontos escrevendo os números ou ponto a ponto para fazer a contagem no final.

Esta brincadeira pode acontecer também na hora da criança organizar seus brinquedos sendo lúdico e prazeroso a todos.

Espero que gostem desta sugestão.

Um grande abraço.

CEI “João Vialta”

CIMEI 29 – João e Maria.

Um comentário: