Olá crianças e famílias!!
A proposta é um pouco diferente da habitual usada com lápis e papel. É um ótimo jogo para estimular o raciocínio rápido, estratégia de jogabilidade, paciência, lidar com a frustração, atenção e concentração. Outros conceitos também são abordados como linhas horizontal, vertical e transversal bem como classificação e quantidades.
Para a brincadeira você pode reaproveitar materiais descartáveis como caixas feitas de papel; tampinhas de garrafa de água; peças de outro jogo de montar de sua criança ou outro material que esteja disponível em casa. Caso tenha materiais de uso escolar como lápis de cor, giz de cera, durex ou fita crepe é outra forma para elaboração.
Uma fórmula de escolha para saber quem irá iniciar o jogo pode ser através de uma parlenda (texto que é recitado com ritmo tornando a compreensão e a memorização mais fácil). Um participante aponta o dedo em cada sílaba da música para o outro e para si sendo que a pessoa que for apontada na última sílaba será a escolhida. Por exemplo como na parlenda abaixo:
"Uni duni tê
Salame minguê
Um sorvete colorê
O escolhido foi você!"
O jogo começa com um participante colocando a figura geométrica em um dos espaços se alternando com o outro jogador. O objetivo é preencher ou as linhas diagonais, ou as horizontais ou as verticais e impedir que seu adversário faça isso primeiro que você.
Para que todas as pessoas da família possam participar, ficando o jogo em equipe ainda mais divertido, dividam-as em dois grupos. A sugestão é usar um espaço onde todos de forma confortável tenham acesso ao tabuleiro como em uma mesa pra perceberem de forma mais ampla as linhas e atenção aos seus pares.
Entregue uma peça para cada participante e um por vez devem colocar a sua tentando fazer com que seu time ganhe. O mais interessante nesse formato é que os dois grupos jogam juntos. Ou seja, quanto mais rápido uma equipe trocar o círculo de espaço, mais chances de fazer um número maior de movimentos e fechar o jogo.
Fica aqui a nossa sugestão e boa diversão!!
Até a próxima postagem!!
Prof. Ana
Equipe CEI João Vialta e
CEI Maria de Lourdes D. Passos
Referências Bibliográficas:
https://segredosdomundo.r7.com/jogo-da-velha-como-jogar/ Acesso em 15/03/21
www.tempojunto.com / Acesso em 15/03/21
O isac achou um pouco difícil e fato dele querer ganhar sempre, eu trabalho com ele isso e quando ele perde fica envergonhado meu filho é muito intenso mas estamos trabalhando para mediar essa frustação.
ResponderExcluir