Projeto: Valorizando as diferenças
Comunicação Suplementar e Alternativa
Olá crianças e
famílias!!!
O Projeto
Valorizando as diferenças retorna hoje com o tema: Comunicação Suplementar Alternativa (CSA).
Mas o que é Comunicação
Suplementar Alternativa (CSA)? Ou conhecida também como Comunicação Alternativa
(CA)?
Comunicação Suplementar Alternativa é uma
área de estudos, pesquisas e práticas, voltada para crianças e adultos e envolve
um conjunto de recursos e estratégias utilizadas para minimizar e resolver os desafios
cotidianos de comunicação de pessoas que apresentam algum tipo de comprometimento
da linguagem oral, na produção
de sentidos e na interação.
O princípio da Comunicação Alternativa é proporcionar que a
comunicação possa ser realizada de outras formas além da fala. Alguns exemplos: um olhar compartilhado; expressões
faciais; gestos; toque; escrita; apontar de símbolos; imagens ou equipamentos com voz
sintetizada, que permitam a interação.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o Apontar de símbolos e uso de imagens.
Na comunicação Alternativa os símbolos e imagens são chamados de PICTOGRAMAS
Pictogramas são representações de objetos e conceitos representados
em forma de imagens simplificadas, mas sem perder o significado essencial do
que se está representando.
Com os Pictogramas é possível a pessoa se comunicar formando frases:
Os pictogramas são organizados em pranchas de comunicação, onde os
símbolos são organizados por categorias, podendo ser separados por cores de
bordas. Os símbolos geralmente possuem um velcro que auxilia na organização e
estruturação da comunicação de modo a fixar o pictograma na prancha.
Os Pictogramas podem auxiliar a criança a compreender a organização de
sua rotina diária por exemplo:
Enfim a comunicação alternativa permite com a que pessoa não verbal (que
não fala) ou que tenha dificuldade na fala e interação possa se comunicar com autonomia
em todos os lugares.
Vamos cantar?!
Música: Palma, palma, palma com pictogramas
Projeto VALORIZANDO AS DIFERENÇAS
Ah, antes de terminarmos, para quem está chegando em nossa escola este
ano, vou me apresentar.
Sou a professora Lívia Dal Bello, professora de Educação Especial da
Sala de Recursos Multifuncionais, e em nossa escola temos o projeto Valorizando
as diferenças.
Este projeto é desenvolvido por mim e pela professora de Educação
Especial Ana Cecília, (que se encontra de licença maternidade) e temos o apoio
de toda a equipe escolar.
Mas o que é este projeto? Qual objetivo?
É um projeto cujas ações são voltadas para o respeito
para com as diferenças,
ocorre durante todo o ano letivo e faz uso de diferentes tempos e espaço
pedagógicos.
Em decorrência da pandemia nossas ações vem sendo realizadas através
das postagens no Blogger, Facebook e também encaminhadas através dos grupos do
WhatsApp de cada turma. São ações que visam à integração e a vivência de nossas
crianças com diferentes recursos voltados para a acessibilidade; bem como
oportunizar novas experiências e vivências relacionadas ao cotidiano das pessoas
com deficiências.
“A escola que propicia atividades e debates sobre a diferença é
uma escola que ajuda a vencer preconceitos, que ressignifica o lugar que a pessoa
com deficiência possui tanto na escola como na comunidade em geral, promove
solidariedade, empatia e respeito”.
Acreditamos
que ao promover a vivência, experimentação e reflexão relacionadas ao respeito
às diferenças em diferentes tempos e espaços no cotidiano escolar, contribuímos
para a construção de uma sociedade mais consciente que respeite e valorize as
diferenças.
Espero que tenham gostado de aprender um pouquinho sobre a Comunicação Suplementar
Alternativa.
Até a próxima pessoal!!
Referência Bibliográfica:
Comunicação Suplementar Alternativa (CSA):
* https://www.assistiva.com.br/ca.html
*https://civiam.com.br/o-que-e-comunicacao-suplementar-alternativa-csa/
* https://pictobike.wordpress.com/o-que-sao-pictogramas/
Músicas:
A barata diz que tem: https://youtu.be/frzxVi7WT8Q
A dona aranha:
https://youtu.be/zqjq4vnh_p0
O Sapo não lava o pé: https://youtu.be/eriEgLdJ3Cc
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