sexta-feira, 12 de outubro de 2018

AG III B - Profª Ana

Olá!
O respeito a diversidade étnica, social e cultural já é prática constante em nosso cotidiano da unidade educacional. A Turma do Peixe está conhecendo a cultura do povo indígena Pataxó numa perspectiva contemporânea através de imagens e vídeos onde está sendo possível saber qual a língua falada (Maxakali), a localidade de suas reservas (diversas aldeias no extremo sul do Estado da Bahia e norte de Minas Gerais), suas tradições e costumes. Já foi possível refletirmos o quanto podemos aprender com os povos indígenas, por exemplo, em relação à sustentabilidade onde na variedade de seus produtos artesanais utilizando matérias-primas retiradas especialmente da flora e fauna local tem a preocupação de realizar o extrativismo sustentável.
Com relação ao artesanato observamos a beleza dos trançados em uma variada gama de peças de vestuário, cestas e redes, além de peneiras e abanos. Inspirados o grupo está produzindo artisticamente seus próprios trançados através de recortes e colagens. Confiram abaixo:



Em breve estaremos aguardando a presença dos familiares acompanhados das crianças para participarem do tradicional evento "Brincando em Família" que este ano privilegiará brincadeiras  da cultura indígena.

Turma do Peixe e Profª Ana 

"A cultura e a memória de um povo revelam a profundeza  de seus valores. 
O povo indígena nos mostra o respeito ao meio ambiente e um conhecimento ímpar de se relacionar com a natureza."
Randolfe Rodrigues

POEMA: A vida do índio

O índio lutador,
Tem sempre uma história pra contar.
Coisas da sua vida,
Que ele não há de negar.
A vida é de sofrimento,
E eu preciso recuperar.

Eu luto por minha terra,
Porque ela me pertence.
Ela é minha mãe,
E faz feliz muita gente.
Ela tudo nós dar,
Se plantarmos a semente.

A minha luta é grande,
Não sei quando vai terminar.
Eu não desisto dos meus sonhos,
E sei quando vou encontrar.
A felicidade de um povo,
Que vive a sonhar.

Ser índio não é fácil, 
Mas eles têm que entender.
Que somos índios guerreiros.
E lutamos pra vencer.
Temos que buscar a paz,
E ver nosso povo crescer.

Orgulho-me de ser índio,
E tenho cultura pra exibir.
Luto por meus ideais,
E nunca vou desistir.
Sou Pataxó Hãhãhãe,
E tenho muito que expandir.


Edmar Batista de Souza (Itohã Pataxó)







   

Um comentário: