segunda-feira, 1 de outubro de 2018

PROJETO "MALETA DE LEITURA"

AGRUPAMENTO III-D
TURMA DO SOL
PROFª ÉRICA
"Oh! Bendito o que semeia livros... livros à mão cheia e manda o povo pensar! O livro caindo n'alma é germe - que faz a palma, é chuva - que faz o mar." (Castro Alves, em "O Livro e a América")
Olá, pessoal!
Em nossa Unidade Educacional temos o Projeto "Maleta de Leitura", uma prática pedagógica que contempla todos os agrupamentos e visa incentivar o hábito da leitura desde a tenra idade, junto  à família.
"Além da visita semanal à Biblioteca e empréstimo de livros todas as sextas-feiras, leitura diária de uma história, temos um Projeto denominado Maleta de Leitura que consiste no sorteio semanal. Para 2018 as maletas terão estampa em patchwork e logotipo da unidade educacional. A Maleta será composta dos seguintes materiais:  Texto sobre alimentação saudável, obesidade infantil e os Dez Passos, sugeridos pela professora Ana; Livreto fornecido pela Prefeitura Municipal de Campinas conscientizando sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya; Livro sobre brincadeiras e brinquedos não-estruturados (“Não é uma caixa”);  uma poesia de Manoel de Barros; um Cordel com a temática da Inclusão; Um Gibi sobre Consumo Consciente (Turma da Mônica); um CD com músicas e estilos diferentes, previamente selecionadas em TDC sob a supervisão do Orientador Pedagógico, Diego Vilanova Rodrigues: samba/"Valeu Raoni” (Fundo de Quintal), samba/"O que é, o que é” (Jovelina Pérola Negra), samba/"Moleque do Trem” (Grupo Varanda),  música do Cirandeiro, Rap/"Menina Pretinha” (MC Soffia), reggae/"Tree Litle Birds” (Bob Marley), Rap do Palavra Cantada;  e  DVD  do Palavra Cantada “descobrindo os instrumentos musicais”. A proposta é que todos os portadores de texto sejam lidos pela mãe, pelo pai ou por alguém próximo, juntamente à criança. No caderno segue um texto explicando a importância do projeto para o incentivo à leitura. Durante o sorteio da criança, são lembrados alguns combinados, como cuidar dos livros e demais materiais; devolução na data combinada; convidar os familiares a lerem junto todos os materiais emprestados ao longo de uma semana. Ao devolver a Maleta de Leitura, a professora socializa com as crianças, o registro feito no caderno, que pode ser um desenho, uma fotografia, uma história. A demora no sorteio gera ansiedade e impaciência entre as crianças, mas o “saber esperar” tem sido constantemente abordado na ocasião do sorteio."(Carta Pedagógica/2018- Profª Érica)



Gostaria de compartilhar a última experiência realizada por uma família que deixou crianças e adultos muito admirados: a confecção de uma mini-maleta utilizando material reciclável, ou seja, uma possibilidade de brinquedo fácil de criar e com um custo bem acessível...

Além da criatividade, o nome da turma também foi mencionado o que proporcionou uma relação de identidade ainda maior.



Na roda de conversa, o registro feito pela família foi socializado com a turma e percebi a escuta atenta nesse momento que também faz parte de vivência relacionada à leitura:

Gostaríamos de agradecer o envolvimento, o empenho e participação das famílias no Projeto "Maleta de Leitura" proposto pela Unidade Educacional e parabenizar os registros e as criações lúdicas que estão incentivando as crianças a valorizarem esses momentos de vínculo afetivo, de leitura e de reaproveitamento de materiais recicláveis, com inspiração no livro "Não é uma caixa".

ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!
TURMA DO SOL 
PROFª ÉRICA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário