AGRUPAMENTO III-D
TURMA DO SOL
PROF. ÉRICA
Olá, pessoal!
Em nosso Calendário Escolar consta o Evento "Brincando em Família", que será realizado em 09/11/2018.
O eixo norteador do evento este ano será "brincadeiras indígenas" e realizaremos a II Gincana na qual crianças e adultos terão a oportunidade de brincar como os curumins...
O levantamento e pesquisa das brincadeiras indígenas foi realizado pela equipe docente, que é composta por oito professoras.
Cada agrupamento da Unidade Educacional está ampliando seu repertório cultural sobre uma determinada etnia indígena, junto com a professora da turma.
As crianças da Turma do Sol estão conhecendo um pouco da Etnia Kalapalo, que se encontra na porção sul da Terra Indígena do Xingu (TIX), local que até meados da década de 1990 era concebido como Parque Indígena do Xingu (PIX) e que foi criado como Parque Nacional do Xingu (PNX) em 1961.
São aproximadamente 450 indivíduos divididos em dois aldeamentos principais: aldeia Aiha e Aldeia Tanguro, cada qual com suas respectivas lideranças e localizam-se em uma região conhecida geograficamente como Alto Xingu. Os Kalapalo falam dialetos de uma língua que pertence ao ramo da Guiana Meridional da família linguística Karib.
Fontes de informação:
* Jogos e Brincadeiras na cultura Kalapalo, p. 23
A primeira brincadeira indígena da Etnia Kalapalo vivenciada pela Turma do Sol foi Heiné Kuputisü, de forma adaptada para a nossa faixa etária:
As crianças participaram da brincadeira com bastante entusiasmo e desenvoltura, pois dominam a "arte do brincar":
A segunda brincadeira apresentada para as crianças da Turma do Sol foi a peteca, tão conhecida pelas gerações que não usavam tablets, computadores e vídeo-games como as de hoje...
Precisamos resgatar e valorizar a diversidade das culturas de diferentes povos:
As crianças da Turma do Sol também conheceram o Urucum, de coloração vermelha, cedido gentilmente pela professora Nice, do período da tarde, que é tradicionalmente utilizado pelos povos indígenas para se enfeitar - talvez seja um impulso de trazer para junto de si as belezas que os atraem em seu meio:
Dessa forma estamos criando condições para que as crianças estabeleçam uma relação positiva e se apropriem das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, reconhecendo, valorizando, respeitando e possibilitando o contato com as histórias e as culturas desses povos, de acordo com a Lei nº 11.645/2008, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e cultura afro-brasileira e indígena."
Espero que tenham apreciado as brincadeiras e não percam o Evento "Brincando em Família", pois será muito brincante, cultural e acolhedor, além de muitas novidades.
Até a próxima postagem!
Turma do Sol e Prof. Érica
Que venha nosso evento do Brincando em Família, os preparativos estão a todo vapor, parabéns Érica.
ResponderExcluir