AGRUPAMENTO III-D
TURMA DO SOL
PROFª ÉRICA
Olá, pessoal!
Assim que a data do passeio ao Aquário foi escolhida, enviamos os bilhetes-pesquisa para as famílias com quase um mês de antecedência porque precisávamos planejar o transporte. As crianças da Turma do Sol fizeram contagem regressiva para o dia do passeio.
A cada nova manhã a pergunta na hora de entrada era sempre a mesma:
" - Tia, é hoje o passeio?"
Aos vinte dias do mês de setembro, finalmente chegou o dia tão esperado por todos: crianças, famílias, professores, funcionários, equipe gestora.
O desejo era que o passeio acontecesse de forma tranquila, porém, tivemos alguns contratempos como o dia chuvoso, problemas com ônibus, congestionamento na estrada, mas nada foi empecilho, muito pelo contrário, a vontade de conhecer um ambiente totalmente novo era tão intensa que no fim deu tudo certo e a experiência foi maravilhosa.
Não poderia deixar de compartilhar com vocês algumas imagens das atrações temáticas do Aquário de São Paulo:
Toda a visita foi monitorada, passamos por diversos setores temáticos: África, Indonésia, Austrália, Sul da Argentina (Patagônia), vimos uma Réplica de Submarino, a Caravela dos Piratas; crianças e adultos encantaram-se com a diversidade de peixes e mamíferos aquáticos - como o peixe-boi, jacarés, tubarões; além dos macaquinhos, tucanos, fofíssimos coalas, os cangurus saltitantes, os lêmures, os suricatos, os morcegos Gigantes de Java, os pinguins, os urso-polares...
A monitora que nos acompanhava sugeriu que fizéssemos uma foto coletiva e aceitamos a proposta imediatamente:
Fazer integração com as crianças da Turma da Pipa foi uma alegria!
A última atração foi o "Mergulho das Sereias", que encerrou todo o percurso com chave de ouro, pois remeteu as crianças ao mundo da fantasia, tão presente na literatura, nas brincadeiras, nos desenhos e filmes infantis:
Uma criança encantada com o espetáculo aquático, perguntou-me:
" - O cabelo da sereia molha?"
Esse passeio impactou "nas experiências vivenciadas por crianças-crianças, crianças-adultos e adultos-adultos, às quais são atribuídos sentidos e os constituem enquanto sujeitos históricos, criadores de culturas."(Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação: Prefeitura Municipal de Campinas, SP, 2013, p. 15)
Agradecemos todo o empenho dos funcionários: Silvana, Tatiana, Luana, Clério, Diego e Erika e dos pais do Conselho de Escola: Tatiana, Osias, Fabiana e Gislaine, que estiveram atentos o tempo todo e tão envolvidos para que a experiência privilegiasse o encontro entre os sujeitos e a cultura, tendo como foco as crianças em suas relações.
Até a próxima postagem!
Turma do Sol e Profª Érica
Nenhum comentário:
Postar um comentário