quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Turma da Pipa - AGIII D

A importância de uma pedagogia ao ar livre
 
Que as crianças preferem brincar ao ar livre não é novidade. Todos os dias me perguntam: hoje tem parque?
Ultimamente temos encontrado algumas cigarras "grudadas" nos troncos das árvores e o fato despertou o interesse das crianças.
Parece surpreendente, mas muitos educadores infantis não se dão conta de que é no terreno da infância, inclusive na escola, que a maioria das crianças tem espaço e tempo para se encantar com o mundo que as cerca.
Fora da escola, elas têm passado suas horas diante da televisão ou do computador, conforme vários estudos têm mostrado.
Não seríamos nós, então, educadores infantis, "as boas fadas", a que se refere Rachel Carson, com o poder de proporcionar situações de encantamento eterno às nossas crianças?
"Se eu tivesse alguma influência sobre a boa fada que presencia o nascimento de todas as crianças, pediria que ela presenteasse cada uma com um sentimento de encantamento tão indestrutível que duraria toda a vida, como um antídoto contra o tédio e a desmotivação da idade" (CARSON, 1956 p.42)
 
Pesquisando sobre a cigarra na biblioteca de nossa EMEI, compartilhei com as crianças:
A cigarra é um inseto que se comunica entre si e com os outros animais, por meio de vários tipos de sons e sinais. Aprendemos qque quando as cigarras macho sentem vontade de namorar, cantam para atrair a parceira, fazendo vibrar dois órgãos que possuem no abdômen (informações lidas na revista Mundo Incrível - os insetos, da Editora Globo)
Agora estamos fazendo uma "coleção de exoesqueleto" de cigarras. Apreciem nossa coleção!
 
 
 
Profª Érica

Nenhum comentário:

Postar um comentário