sexta-feira, 25 de julho de 2014

Turma do Jacaré e Turma do Cavalo

Olá, leitores deste Blog!
Após duas semanas de recesso escolar, finalmente, estamos de volta!
Que o segundo semestre seja repleto de realizações e muitas inspirações para todos nós: educadores, famílias e crianças.
Para iniciar este semestre, a professora Érica, do período da manhã, junto com a professora Erika, do período da tarde, trouxeram um pouco sobre a artista plástica japonesa, Yayoi Kusama, para proporcionar às crianças e suas famílias um repertório cultural diferenciado.
"Yayoi Kusama nasceu na cidade de Matsumoto, Japão, em 20/03/1929. Kusama começou a estudar pintura no Japão em 1948. Em pouco tempo se decepcionou com os métodos convencionais e passou a investir em sua criatividade. Sua prática em pintura abriu caminho para esculturas, trabalhos em papel, instalações divididas em diversos ambientes.
As bolinhas de todas as cores e tamanhos são uma obsessão de Kusama, por isso ela é chamada de "A princesa das Bolinhas" (Correio Popular, 13/06/2014)
Após exibição do vídeo abaixo,  sobre a artista japonesa, as turmas D e E iniciaram suas releituras, de acordo com os olhares atentos e curiosos das crianças...


Que tal apreciarmos a criação das crianças?
**Turma do Jacaré (AGIII D) e Turma do Cavalo (AGIII E) pintando na casa do faz de conta**

**Crianças da Turma do Jacaré fazendo a releitura **

**Crianças da Turma do Cavalo fazendo a releitura**


**Obra de Yayoi Kusama: "Once the Abominable War Is Over, Happiness Fills Our Hearts
[Uma vez terminada a guerra abominável, a felicidade enche nossos corações], 2010
Usada como inspiração para a releitura das crianças**

Desta forma, "a educação tem a ver com o talvez de uma vida que nunca poderemos possuir, com o talvez de um tempo no qual nunca poderemos permanecer, com o talvez de um homem que nunca será um de nós. Mas que, ao mesmo tempo, para que sua possibilidade surja, talvez, do interior do impossível, precisam de nossa vida, de nosso tempo, de nossas palavras, de nossos pensamentos e de nossa humanidade." (LARROSSA, 2001, p.289)

Assim, novas histórias, novos tempos, novas experiências as crianças irão viver, feitas em momentos de transformações, de coesão de princípios e ideais, mas também nas riquezas da diversidade, do possível, do contexto da educação infantil.

Profªs Érica e Erika

Nenhum comentário:

Postar um comentário