“INTERVENÇÃO
NO ESPAÇO COM AS CRIANÇAS”
Contagiadas
com a ideia de intervenção nos espaços, as crianças, por conta
própria, modificaram nossa sala de experiências e brincadeiras...
A
sala de experiências e brincadeiras é um espaço para interação,
trocas afetivas e sociais, manipulação de objetos, construção,
expressão de várias linguagens corporais, motoras, orais e
gráficas.
Como
integrante da Turma do Jacaré, não poderia deixar de fazer o
registro e compartilhar com as famílias, pois “o currículo é
vivo, é libertador, é comprometido, é inovador, é
transgressor...” (Diretrizes Curriculares da Educação Básica
para a Educação Infantil, 2013, p. 13)
Parafraseando
o poeta Drummond, que disse “ausência não é falta”, podemos
dizer que a ausência
de características
dos adultos, dos jovens e dos velhos nas crianças, é exatamente o
que se chama infância.
“Então,
a organização do espaço vai favorecer e vai ser favorecida por uma
pedagogia das diferenças, uma pedagogia das relações, uma
pedagogia da escuta, uma pedagogia da animação, garantindo a
melhoria das condições de vida pelo direito à educação das
crianças de 0 a 6 anos.” (1999, Educação Infantil Pós-LDB:
rumos e desafios, p.80)
E
assim as crianças modificaram o espaço... de acordo com as suas
diferenças...
Professora
Érica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário