A DIVERSIDADE
INFANTIL NA TURMA DO JACARÉ
A Educação Infantil, primeira
etapa da Educação Básica, não está fora da complexa discussão sobre a
diversidade, constituindo-se como fundamental para o desenvolvimento integral
da criança, principalmente no que diz respeito aos aspectos cognitivo,
psicológico e social, que são essenciais para a construção da identidade e
autonomia.
É importante que as práticas
educativas, desde a Educação Infantil, estejam pautadas no respeito à
diferença, tendo em vista que esta “precisa ser tirada do lugar do estranho, do
horrível e da aberração” (ABRAMOWICZ; LEVCOVITZ, 2005), buscando valorizar cada
sujeito que compõe o espaço escolar.
Deste modo, as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução Nº 5, 17 de dezembro
de 2009), em seu artigo 9º, inciso VII, faz a seguinte exigência:
Art. 9º - As práticas pedagógicas
que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos
norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que: [...]
VII – possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos
culturais que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e
reconhecimento da diversidade; (BRASIL, 2009).
Pensando em oportunizar momentos
nos quais a diversidade pudesse ser contemplada, as crianças da turma do
Jacaré, do período da manhã, da professora Érica, puderam apreciar “Meu vizinho Totoro”, um filme de animação japonês feito em 1988.
A partir do filme várias
experiências foram vivenciadas como a releitura e reescrita do filme, além de
adotarmos o ‘MASCOTE TOTORO’ para a
turma.
**Painel finalizado**
E para diversificar nossas brincadeiras, juntamos algumas caixas de papelão e fizemos o quebra-cabeça do Totoro.
Vejam como foi a confecção do quebra-cabeça e algumas crianças brincando no vídeo abaixo:
Professora Érica.
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