sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Turma do Jacaré - AGIII -D

A DIVERSIDADE INFANTIL NA TURMA DO JACARÉ

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não está fora da complexa discussão sobre a diversidade, constituindo-se como fundamental para o desenvolvimento integral da criança, principalmente no que diz respeito aos aspectos cognitivo, psicológico e social, que são essenciais para a construção da identidade e autonomia. 
É importante que as práticas educativas, desde a Educação Infantil, estejam pautadas no respeito à diferença, tendo em vista que esta “precisa ser tirada do lugar do estranho, do horrível e da aberração” (ABRAMOWICZ; LEVCOVITZ, 2005), buscando valorizar cada sujeito que compõe o espaço escolar.
Deste modo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução Nº 5, 17 de dezembro de 2009), em seu artigo 9º, inciso VII, faz a seguinte exigência:
Art. 9º - As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que: [...] VII – possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; (BRASIL, 2009).

Pensando em oportunizar momentos nos quais a diversidade pudesse ser contemplada, as crianças da turma do Jacaré, do período da manhã, da professora Érica, puderam apreciar  “Meu vizinho Totoro”,  um filme de animação japonês feito em 1988.
A partir do filme várias experiências foram vivenciadas como a releitura e reescrita do filme, além de adotarmos o ‘MASCOTE TOTORO’  para a turma.



**Painel finalizado**



E para diversificar nossas brincadeiras, juntamos algumas caixas de papelão e fizemos o quebra-cabeça do Totoro.


Vejam como foi a confecção do quebra-cabeça e algumas crianças brincando no vídeo abaixo:


Professora Érica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário