quinta-feira, 7 de maio de 2015

TURMA DA AMARELINHA - AGIII B

   Com o objetivo de incentivar e mostrar às crianças as diversas possibilidades de produzir desenhos como forma de expressão pessoal e explorar seus potenciais como linguagem expressiva despertando a sensibilidade, procurei oferecer, entre outros materiais, caixas recicláveis diversas para propor algumas vivências.
  A primeira foi apresentar, durante a roda de conversa, imagens de obras de artistas contemporâneos. Em seguida, as crianças construíram esculturas encaixando pedaços de papelão e papéis cortados em formas geométricas e foram instigadas a transpor essa figura tridimensional para a forma bidimensional do papel. Os artistas apresentados a elas foram FRANZ WEISSMANN (1911 - 2005), LYGIA CLARK (1920 - 1988) e AMÍLCAR DE CASTRO (1920 - 2002).
   Na proposta seguinte a intenção foi desconstruir a ideia do liga-pontos, comum em revistas infantis, em que é preciso seguir uma ordem numérica para formar figuras. Propus que as crianças em grupo fizessem os próprios pontos - com giz de cera sobre o papel - e em seguida unissem-os com traços da maneira que quisessem, criando formas originais. Pinturas de JOAN MIRÓ (1893 - 1983) foram exibidas ao grupo para que servissem de inspiração.


    Até a próxima, com algumas novas produções da turma.

                                                                                          Profª Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário