quarta-feira, 31 de maio de 2017

Projeto "Valorizando as Diferenças"

Turma da Borboleta
Agrupamento III-D
Professora Érica

"O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças."
(Augusto Cury)

Olá, pessoal!
Estamos de volta para socializar com vocês a integração das crianças da Turma da Borboleta com as professoras de Educação Especial, Lívia e Rosimeire.
O assunto abordado nessa vivência foi a "deficiência física".
Primeiramente, a professora Lívia fez a leitura da história: "Os Passos de Luana". Luana é um pequeno esquilo que nasceu com um probleminha em sua coluna e passa por um processo de reabilitação.

Seguem as imagens do momento deleite:

Após o momento da leitura, foi realizada a proposta para a Turma da Borboleta:
*Fazer de conta que as crianças eram a Luana e dessa forma, iriam experimentar a cadeira de rodas ou o andador. E o combinado foi: quem for na cadeira de rodas não vai no andador, quem for no andador não vai na cadeira de rodas. 
Professora Lívia também citou as Paralimpíadas e propôs o jogo "Vôlei Sentado".
Posto isso, a Turma da Borboleta foi dividida em dois grupos. 


Durante as vivências as crianças também fizeram rodízio no canto da construção, no qual puderam desenvolver a ludicidade utilizando peças de encaixe, elaborando assim, suas criações. A pintura do personagem Luca também foi uma excelente oportunidade de interação das crianças e apropriação do conhecimento.


Curiosidades:
Luca foi o segundo portador de deficiência que entrou para a Turma da Mônica, em 2004. Segundo Maurício de Sousa, Luca é responsável por mostrar às outras crianças as possibilidades de uma infância feliz, interativa, independentemente de qualquer deficiência física.

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/personagem/luca/


Ficamos muito felizes e satisfeitos com mais uma vivência que valoriza as diferenças. Já aguardamos as próximas, super curiosos...

Até a próxima postagem!
Professora Érica e Turma da Borboleta


Nenhum comentário:

Postar um comentário