sábado, 7 de outubro de 2017

Agrupamento III A
Turma do Gato
Período da manhã
Professora Susete
Prezadas famílias, queremos compartilhar uma nova vivência de nossa turma.
Nesta semana as crianças puseram literalmente a mão na massa e aprenderam a fazer algo além de manusear “massa de modelar”. Como nosso estoque de massa de modelar havia acabado e necessitávamos de uma nova, achei conveniente propor que fizéssemos uma receita caseira.
No dia seguinte, já em posse dos ingredientes (farinha de trigo, óleo comestível, água, corante natural e sal). Já no momento da roda de conversa, no início do dia, revelei a experiência do dia, desenhei na lousa a receita e o que seriam nossos medidores (copo descartável americano e de café e uma colher de sopa).
Após nosso lanche, chamei os que queriam preparar a massa de modelar. Como foi grande o desejo de pôr a mão na massa, produzimos três receitas: uma na cor rosa, outra na verde e mais uma laranja. Para que a massa ficasse no ponto tivemos que manusear muito, mas ao final o resultado foi surpreendente.
Assim que ficou pronta, pedi que cheirassem a massa e disseram que tinha cheiro de bolo e pão, diferentemente do cheiro da massa de modelar comercial, cujo cheiro é bem diferente e também agradável.
Na manhã seguinte, após manusearem bastante a massa de modelar, as cores foram misturadas e sugeri fazermos uma receita maior (03 copos de farinha de trigo, 03 copos de café de água, 06 colheres bem cheia de óleo comestível, 03 copos de café de sal e 09 gotas de corante comestível. Nesse dia só foi possível preparar a receita porque já estava na hora da saída. Guardamos em um pote com tampa, embalamos o pote em uma sacola plástica para manter a umidade.
Agora já aprendemos esta receita e quando a textura não estiver no ponto ideal ou começar a esfarinhar pela sala é só preparar uma nova receita.
 E então quer preparar uma receita? Segue receita abaixo.
Massa de  modelar caseira
1 copo de farinha de trigo   
½ copo de sal    
 Misture bem o sal e a farinha
1/2 copo de água (vá adicionando aos poucos)
Adicione 2 colheres de sopa de óleo   
3 gotas de corante comestível      S  S  S




   

Um comentário: