segunda-feira, 6 de novembro de 2017

AG IIIF - TURMA DA COBRA

              Essa tem sido  um excelente recurso didático para a professora e as crianças trabalharem a aquisição de novos vocabulários, linguagem oral e escrita; uma vez que aguça a curiosidade das crianças e estas ficam bem envolvidas no momento da atividade.
              Como  funciona?
             A professora esconde um objeto dentro da caixa e depois entrega a mesma as crianças em roda, a caixa passa por todas as crianças que colocam a mão dentro da caixa e com o tato e a imaginação tentam descobrir qual o nome do objeto. Ahhhh! Não pode falar o que tem lá dentro. É  segredo!
             Assim todas as crianças tem a oportunidade de tentarem descobrir e imaginar o quem tem dentro da caixa; logo em seguida fazemos uma discussão sobre as  muitas possibilidades. Geralmente as crianças acertam, pois sempre o objeto escolhido é algo conhecido, pertinente ao mundo infantil; entretanto a imaginação os leva  muito longe, a combinações inusitadas como “dinossauro astronauta”, “peixes voadores” e muito mais...
                 Após a revelação do objeto, vem a escrita do mesmo em pequenos pedaços de papeis, onde as crianças que se interessarem copiam a palavra em questão.
            Desta forma, as crianças tem mais uma oportunidade de contato com a escrita, além das que matem todos os dias, e dessa primeira palavra nasce o interesse pelas outras e outras, assim vamos construindo o nosso letramento e aproximando cada vez mais as crianças do mundo  que é escrito e lido.
                No momento da discussão com a turma, do que está dentro da caixa, as crianças ficam soltas, muito envolvidas e alegres com a atividade, momento em que o professor deve utilizar para estimular bem a linguagem oral dos pequenos.
               O bom é que um objeto tão simples pode proporcionar vários momentos agradáveis, de grande produção para os alunos e professores, servindo de instrumento para o aprendizado de todos.
                A Turma da cobra segue preparando mais atividades legais.
                                            
                  Até breve!!!


TURMA DA COBRA  

professora Eunice


Um comentário: