terça-feira, 11 de setembro de 2018

Circuitos no Pátio: movimento e cooperação

Uma proposta pedagógica que considere e valorize o movimento como uma linguagem infantil exige a atenção para a organização do espaço, o qual deve ser considerado um recurso de aprendizagens e de desenvolvimento.
Conforme aponta Nista-Piccolo e Moreira (2012), o ser humano aprende com o corpo todo, sentindo, experimentando, testando e superando limites. Assim sendo, as propostas educativas para Educação Infantil devem envolver atividades para promover o desenvolvimento do corpo, do pensamento, da imaginação e dos sentimentos, de modo a integrar as ações de educar e cuidar e, ainda, proporcionar a formação de novos e singulares interesses infantis. (OLIVEIRA et al, 2012, p. 49).
São diversas as possibilidades de exploração dos movimentos, como, por exemplo, quando a criança passa por um túnel ou atravessa obstáculos formados com cones, garrafas, bambolês, colchonetes, interagindo  ampliando seus conhecimentos. Por esses motivos, se busca proporcionar desafios em que a criança seja instigada a desenvolver imaginação, a expressão e a criação, tendo a organização dos espaços como aliada.


Assim, toda quinta-feira, as crianças da turma da Pipa são convidadas a explorarem e extrapolarem os limites de seus corpos em diferentes circuitos, que também estimulam o trabalho em equipe e o estabelecimento de acordos (aguardar sua vez ou trocar os brinquedos, como bambolês e motocas para que todos possam brincar um pouco) para que todos possam aproveitar ao máximo as possibilidades.





Até a próxima!
Professora Darleng, Luana e Turma da Pipa

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