terça-feira, 19 de maio de 2020

Desenvolvimento da identidade


Olá pessoal, tudo bem com vocês?


As crianças desde muito pequenas iniciam o desenvolvimento de sua identidade começando quando são chamadas pelo seu nome, quando são olhadas nos olhos e respeitadas mesmo sendo muito pequenas.
 Com o tempo vão adquirindo o reconhecimento de sua própria imagem, das partes de seu corpo e seus nomes e percebendo que é diferente dos outros em vários aspectos e que em outros são iguais. 
E as pessoas com quem a criança se relaciona são muito importantes para o desenvolvimento dessa identidade. Por isso, nesse momento de isolamento, gostaríamos de propor brincadeiras e atividades que auxiliarão no desenvolvimento da identidade de sua criança.



1.                                                                                                 Se olhar no espelho:

        Coloque a criança em frente a um espelho para ver seu rosto. Se a criança for bem pequena vá falando os nomes das partes de seu rosto e apontando com o dedo. Exemplo: “olha esse é o seu nariz”, “essa é a sua boca”, “esses são seus olhos”, sempre com a criança olhando para o espelho. Se a criança já tem dois anos ou mais pergunte a ela enquanto olha no espelho: “onde está sua boca?”, “onde está o seu nariz? E deixe que ela mostre. Comemore com ela quando acertar e, se errar, mostre o certo. Você pode perguntar do queixo, da cabeça, das bochechas entre outros.  Se tiver um espelho grande em sua casa pode fazer o mesmo com o restante do corpo.





2.                                                        Uma brincadeira muito legal é “Seu mestre mandou”.

                       O adulto dá vários comandos para a criança e vê se ela consegue seguir da forma correta.
                          Exemplo: “ Seu mestre mandou colocar a mão na cabeça           
                                            Seu mestre mandou colocar a mão na barriga,
                                            Seu mestre mandou colocar a mão no pé” e assim por diante.
                       Pode falar várias partes do corpo inclusive aquelas que você acha que a criança não sabe para, então, aprender.




                                        Desenhar as mãos e os pés.

                   Pedir para a criança colocar as mãos em uma folha e o adulto desenha o contorno delas. Também fazer o mesmo com os pés. A família pode colocar os desenhos em um lugar visível da casa como na geladeira, por exemplo, e falar para a criança “olha são suas mãos e seus pés”. Se tiver tinta guache em sua casa pode também pintar as mãos e os pés e carimbar em uma folha de papel.





Imagens 3 e 4 retiradas da internet acesso em  17/05/2020.

                                     Até mais pessoal! 
                                     Equipes do CEI João Vialta e CEI Maria de Lourdes Dória Passos


Nenhum comentário:

Postar um comentário