terça-feira, 21 de julho de 2020

Brincadeiras cantadas


Olá queridas famílias!


Sabemos que as crianças gostam muito de cantar e que esta ação é bastante importante para o desenvolvimento dos pequenos.

Nas brincadeiras cantadas abaixo  crianças e adultos devem seguir os passos conforme a música:


CARANGUEJO NÃO É PEIXE


Palma, palma, palma ( bate as mãos)
Pé, pé, pé ( bate os pés)
Roda, roda, roda (roda de mãos dadas)
Caranguejo peixe é (de mãos dadas todos se agacham até o chão)
Caranguejo não é peixe ( fazer “não” com o dedo indicador)
Caranguejo peixe é ( fazer “jóia” com o dedão)
Caranguejo só é peixe na subida da maré
Ora palma, palma, palma ( bater palmas)
Ora pé, pé, pé ( bater os pés)
Ora roda , roda, roda ( de mãos dadas rodar)
Caranguejo peixe é ( todos se agacham até o chão).




MARCHA SOLDADO

Marcha soldado ( todos marcham no lugar em que estão)
Cabeça de papel ( colocam as mãos na cabeça)
Quem não marchar direito ( sinal negativo com o dedo indicador)
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
São Francisco deu sinal
Acode, acode, acode (todos levantam as mãos para cima)
A bandeira nacional ( todos fazem sinal de vitória com uma das mãos para cima).




DE ABÓBORA FAZ MELÃO

Da abóbora faz melão, do melão faz melancia (cantar 2 vezes)
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá, ( todos fazem gesto de mexer uma colher com uma das mãos)
Faz doce sinhá Maria (cantar 2 vezes)
Quem quiser aprender a dançar vai na casa do Juquinha (cantar 2 vezes)
Ele pula, ele roda ( todos pulam e rodam no lugar em que estão)
Ele faz requebradinha ( todos colocam a mão na cintura e rebolam)





FORMIGUINHA

Fui ao mercado comprar café
E a formiguinha subiu no meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi ( todos sacodem o pé)
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar batata roxa
E a formiguinha subiu na minha coxa
Eu sacudi, sacudi, sacudi (  todos sacodem a coxa)
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar melão
E a formiguinha subiu na minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi ( todos sacodem as mãos)
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar Jerimum
E a formiguinha subiu no meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi (todos sacodem o bumbum)
Mas formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar um giz
E a formiguinha subiu no meu nariz
Eu sacudi, sacudi, sacudi ( todos passam as mãos no nariz)
Mas a formiguinha não parava de subir




Com as crianças bem pequenas os adultos podem pegá-las no colo, cantar e dançar fazendo os gestos.
                                                        
                             Um grande abraço do CIMEI 29 João  Maria

Referências:
https://cursodebaba.com/brincadeiras-cantadas/
https://www.redepedagogica.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário