quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Projeto Valorizando as Diferenças - Personagens Inclusivos: Punky!


                      Fonte: ASS-TEROID`S CHANNEL, 2020.


Olá, pessoal!!!

 

Projeto Valorizando as Diferenças traz a personagem Punky!!!

Punky é o nome da protagonista do desenho bem como o nome da própria série. Na vinheta dos vídeos, Punky se descreve assim: “ Eu sou a Punky e eu gosto de dançar, da minha família e de abraços...e eu tenho Síndrome de Down”.

A Síndrome de Down é uma alteração genética em que há a presença de um cromossomo a mais no par 21:

 

                         Fonte: Movimento Down, 2020.

Para potencializar o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down, desde bebê é essencial que haja atendimentos de intervenção precoce com psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapia, fonoaudiólogo, pedagogo e obviamente o acompanhamento do pediatra.

Punky e todas as pessoas nos ensinam a importância do olhar para o jeito de cada pessoa... a sua subjetividade! Essa personagem, por exemplo, gosta de dançar, é ativa, brinca de princesa, fantasia, enfim, se depara com situações de aprendizagem, de frustração, de alegria, ou seja, o que a define não é a síndrome, apesar de não negá-la.

Venham conhecer um pouco da rotina e aventuras da Punky:





                       
                                 Fonte: ASS-TEROID`S CHANNEL, 2020.




A autonomia é construída através de demandas e limites que os familiares e a escola pode proporcionar desde cedo e para isso, essencial reconhecer a pessoa com suas capacidades.

Na escola, o olhar para a individualidade, bem como o (re)conhecimento de como os seres humanos se desenvolvem e aprendem, por meio das relações que estabelecem com as pessoas, experimentando, sendo pesquisador desde bebê, faz a diferença para ações efetivamente inclusivas. Respeitar os pequenos nos seus tempos, não realizar atividades pela pessoa, mas estimulá-la faz a diferença para que TODOS se desenvolvam de forma global. A inclusão proporciona que todos possam aprender a lidar com as diferenças, respeitar as pessoas e seus limites, construir amizades, compartilhar aprendizagens...

 

Quebrando preconceitos!

É uma forma de preconceito dizer que pessoas com Síndrome de Down são todas carinhosas, atenciosas e queridas...como já vimos aqui, cada pessoa é única com sua singularidade!

Com o trabalho realizado por toda a sociedade, atualmente as pessoas com Síndrome de Down estão correndo atrás dos seus sonhos, tornando-se profissionais, relacionando-se. Abaixo, vocês encontram exemplos:


                                            Fonte: Bol, 2020.

Essa é a Valentina Guerrero, uma bebê e modelo que se tornou capa da revista People.


                                                                         Fonte: Bol, 2020.

Fernanda Honorato é a primeira repórter com Síndrome de Down no Brasil.


                                           Fonte: Bol, 2020.

Débora Seabra foi a primeira professora com Síndrome de Down no Brasil.


Esperamos que tenham gostado...


Um abraço a todos!

Professoras de Educação Especial

Ana Cecília Kania e 

Lívia Dal Bello


CIMEI 29 "João e Maria"


Referências Bibliográficas:

Síndrome de Down: o que é. Movimento Down, 2020. Disponível em:< http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/>. Acesso em: 09 de nov de 2020.

 ASS-TEROID`S CHANNEL. Princesa Punky PUNKY. 2016. (7m15s). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=vOKZjcNWhrQ&list=PLJORjIe3E_S1OrXkFyGLWpjC3O-1qQRk0> Acesso em: 09 de nov de 2020.

15 portadores de síndrome de Down que se tornaram famosos. Bol, 21 de mar de 2016. Disponível em:< https://www.bol.uol.com.br/listas/15-portadores-de-sindrome-de-down-que-se-tornaram-famosos.htm> Acesso em: 10 de nov de 2020.

 

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário