quinta-feira, 30 de setembro de 2021

PROJETO VALORIZANDO AS DIFERENÇAS: O QUE É INCLUSÃO???

 

  Fonte: Psicologiaviva


PROJETO VALORIZANDO AS DIFERENÇAS


AFINAL, O QUE É INCLUSÃO?!




QUANDO FALAMOS DE INCLUSÃO ESCOLAR, ESTAMOS FALANDO DE DIREITOS QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA POSSUEM. 



 DIREITO DE CONDIÇÕES DE ACESSO;

Fonte: Instituto Itard

PERMANÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM;

  Fonte: Hype


PLENO ACESSO AO CURRÍCULO EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE, PROMOVENDO A CONQUISTA E O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA.


Fonte: AUN USP


A PALAVRA IGUALDADE É MUITO IMPORTANTE…POIS É DISSO TAMBÉM QUE SE TRATA A INCLUSÃO…DE ELIMINAR BARREIRAS PARA QUE A EDUCAÇÃO OCORRA PARA T-O-D-O-S!

ASSIM, NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, O ALUNO COM DEFICIÊNCIA ESTÁ INSERIDO EM SALA DE AULA REGULAR E NÃO POSSUI ATIVIDADES A PARTE SÓ PARA ELE…AO CONTRÁRIO!!!: T-O-D-O-S PARTICIPAM DAS MESMAS ATIVIDADES. 

VEJA:



MAS ENTÃO , O QUE NÃO É INCLUSÃO?



QUANDO A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA ESTÁ INSERIDA NA SALA REGULAR, MAS É COLOCADA PARA SENTAR NUM CANTO PARA REALIZAR ATIVIDADES A PARTE DO QUE É PROPOSTO PARA A SALA…ISSO NÃO É INCLUSÃO!


QUANDO A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA FREQUENTA A ESCOLA, MAS PARTICIPA DE UMA SALA ONDE HÁ APENAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAISSO NÃO É INCLUSÃO!

VEJA:  





POR QUE INCLUSÃO?



POR MEIO DA INCLUSÃO TODOS APRENDEM A ACEITAR E RESPEITAR AS DIFERENÇAS, À VALORIZAÇÃO DE CADA PESSOA, APRENDE A COOPERAÇÃO, APRENDE SOBRE TOLERÂNCIA, SOBRE UM MUNDO MELHOR, HÁ A CULTURA DE PAZ!


Fonte: Shutterstock



NO CEI JOÃO VIALTA, POR MEIO DO PROJETO VALORIZANDO AS DIFERENÇAS, OPORTUNIZAMOS MOMENTOS PARA QUE TODOS DA ESCOLA POSSAM VIVENCIAR, POSSAM SE COLOCAR NO LUGAR DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ASSIM COMO CONHECER OS RECURSOS E ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE.


VENHA CONFERIR O QUE OCORREU NOS ANOS ANTERIORES:




  • LEITURA DE LIVROS QUE EXPLICAM SOBRE CADA DEFICIÊNCIA;


  • EXPERIMENTAÇÃO DE COMO É ANDAR DE CADEIRAS DE RODAS E ANDADORES;


  • VÔLEI SENTADO.




NA IMAGEM ACIMA, A PROFESSORA LÍVIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS ESTÁ MOSTRANDO PARA AS CRIANÇAS O ThermoFusora,  UMA MÁQUINA QUE TEM A FUNÇÃO DE FAZER RELEVO NO PAPEL, OU SEJA, A ESCRITA BRAILE…AQUELA UTILIZADA POR PESSOAS CEGAS PARA QUE POSSAM SE ALFABETIZAR E REALIZAR LEITURAS.






E TEM MAIS …MUITO MAIS…



OLHA UM RECURSO FEITO PARA ENSINAR AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL OS SINAIS REALIZADOS EM LIBRAS PARA NOS REFERIRMOS AS CORES…















VAMOS NOS DESPEDIR COM A FRASE ABAIXO:





UM GRANDE ABRAÇO, 


PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:


ANA CECÍLIA CAMPOS KANIA 

E

LÍVIA DAL BELLO






Referências Bibliográficas:




AUN, USP. Discriminação na educação inclusiva tem origem dentro e fora da sala de aula. Educação - Instituto de Psicologia. Edição n° 90. Ano: 48. 01 out 2021. Disponível em: <http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=7124&ed=1240&f=23>Acesso em: 29 de set de 2021.


BRASIL, 2015, Lei n° 13.146, 6 de jul de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>Acesso em: 29 de set de 2021.


FELIZ, Betty. HYPE. Cadeirante. Disponível em:<https://revistahype.com.br/o-sinal-ja-bateu/cadeirante/>. Acesso em: 29 de set de 2021.


PSICOLOGIAVIVA. Inclusão social - Desafios, avanços e iniciativas na construção de um espaço diversificado de atuação.12 fev 2021. Disponível em:< https://blog.psicologiaviva.com.br/inclusao-social/> Acesso em: 29 set 2021.


RODRIGUES, Leandro. Instituto Itard. O que é educação inclusiva? Um passo a passo para inclusão escolar. 15 ago 2017. Disponível em: <https://institutoitard.com.br/o-que-e-educacao-inclusiva-um-passo-a-passo-para-a-inclusao-escolar/ 

>Acesso em: 29 ago 2021.


SHUTTERSTOCK. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/>. Acesso em: 29 set 2021.



 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário