sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Nosso sistema solar

 Tudo começou em uma roda de conversa. Estávamos falando sobre o tempo, e fazia muito calor naquele dia. Uma das crianças comentou que “o Sol estava de derreter gelo e sorvete”. As outras já emendaram hipóteses de aquele calor ser capaz de fritar alimentos. Então, sugeri que fizéssemos um teste. As crianças toparam na hora!

Cortamos uma batata, passamos em óleo de soja, colocamos numa forma e deixamos no parque, num cantinho onde batia sol. No fim da tarde, fomos verificar e a batata estava apenas mais mole, mas não estava frita.

A partir disso, começamos a questionar se a intensidade de calor do Sol que chegava à Terra, era realmente suficiente para fritar alimentos. Fomos pesquisar sobre o sistema solar (na internet) e vimos que habitamos o planeta Terra e que este não fica “tão pertinho” do Sol, que há alguns planetas em que talvez fosse possível fritar a batata com o calor, e que há outros mais distantes ainda do Sol.

Enquanto víamos fotos, houve comentários das crianças sobre a beleza do sistema planetário, houve admiração e curiosidade sobre o nome de cada planeta do nosso sistema.

Como somos a “Turma do Unicórnio” (tema sugerido, votado e eleito pelas crianças), perguntei se os unicórnios fossem reais, em qual planeta eles poderiam viver. Uma criança respondeu que seria em Saturno, por que o animal poderia correr pelos seus anéis. 

Por fim, resolvemos materializar nossa experiência e cada criança confeccionar um planetário, usando massinha, argila, palitos, isopor, tinta, canetinha, cola, lantejoula.

Abordamos, também, cores, tamanhos, formas, quantidades.



Agrupamento 3E

Turma do Unicórnio 























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