quinta-feira, 13 de junho de 2013

Turma da Pipa - AGIII D

A professora Érica, da manhã, planejou uma atividade contemplando "água" e "palavras". A princípio, a proposta era solicitar às crianças que recortassem palavras de jornais/ revistas ou procurassem rótulos.
Como o planejamento é transparente e lido por nossa Orientadora Pedagógica, a professora pode refletir a respeito do nível de dificuldade que estaria contemplando nesta atividade, tendo em vista que as crianças não sabem ler, ainda...
Levando em consideração os saberes das crianças e suas ideias, durante a Roda de Conversa, foi proposto que as crianças dissessem palavras e a professora foi a escriba.
Qual não foi a surpresa, quando as palavras pronunciadas pelas crianças foram os nomes de seus companheiros... um olhava para o outro, pensava e dava sua sugestão. Foi interessante que as crianças também deram sugestões dos nomes das crianças que faltaram no dia.
Acrescentei à garrafa, o rótulo do refrigerante que foi utilizado na atividade e eles souberam "ler" sem dificuldade.
Outro aspecto interessante nesta atividade é que a água serve como "lente de aumento", mas as crianças ainda não perceberam isso.
Após a atividade, a garrafa/palavras/rótulo foi deixada disponível para as crianças brincarem. E agora vê-se um grupo (com 6 crianças) num pequeno círculo, reproduzindo nossa atividade do começo do dia...



Nenhum comentário:

Postar um comentário