quarta-feira, 16 de abril de 2014

Turma do Jacaré - AGIII D

As crianças da “Turma do Jacaré”, nas últimas semanas, vivenciaram e compartilharam entre si, saberes e vivências sobre a Dengue.
Por isso, “... é preciso afirmar, na especificidade da educação infantil, um currículo sustentado nas relações, nas interações e em práticas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço da vida coletiva e para a produção de narrativas, individuais e coletivas, através de diferentes linguagens.” (BARBOSA e RICHTER, 2009, P. 25)
Agora, crianças e adultos, estamos juntos contra a Dengue e sabemos que o combate tem que ser no foco.
Junto com a turma, a professora Érica procurou utilizar folhas de jornal, tinta gouache e pincel para confeccionar o ‘mosquito lúdico’, tendo em vista que brinquedo construído com sucata ensina a criança a reaproveitar materiais que estariam em desuso, valoriza a criatividade e promove ensinamentos sobre ecologia e sustentabilidade.


As crianças utilizaram os sentidos (visão, tato) para explorar o nosso novo brinquedo.


Em parceria com as famílias, a professora propôs a confecção de ‘mosquitos lúdicos’ com a utilização de sucata, para valorizar o trabalho de pais e artesãos locais, além do estímulo à criatividade e reciclagem, pois “essa relação com as multiplicidades, visa privilegiar a potencialidade criadora de cada ser humano, junto a processos educativos que pulsam nos entremeios, no âmago das experiências, e não em resultados predeterminados.” (Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil, p. 14)



“Nos tempos atuais, a educação deve agregar as questões da diversidade, da sustentabilidade e da biodiversidade do país. Com suas florestas, matas, cerrados, rios, praias, plantações, montanhas, pequenos bairros e grandes cidades, o país produz uma invulgar cultura lúdica que, por meio de um rico artesanato, em conjunto com sua produção industrial, oferece infinitas possibilidades para o brincar. Basta considerar tudo o que a própria natureza e as diferentes culturas locais podem disponibilizar para as brincadeiras com as crianças.” (Brinquedos e Brincadeiras nas creches, Módulo V, p. 27, 2012)


Professora Érica.

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