quarta-feira, 8 de abril de 2015

Datas Comemorativas

O trabalho realizado em nossa EMEI, é pautado nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil do Município de Campinas, que entende:

"A Educação Infantil é constituída de relações educativas entre crianças-crianças-adultos pela expressão, o afeto, a sexualidade, os jogos, as brincadeiras, as linguagens, o movimento corporal, a fantasia, a nutrição, os cuidados, os projetos de estudos, em um espaço de convívio onde há respeito pelas relações culturais, sociais e familiares (BARBOSA, 2006. p.25)
Ressalta-se que Currículo aqui não é tratado como rol de conteúdos a serem trabalhados por todos os profissionais de Educação Infantil e aprendidos por todos os bebês e as crianças pequenas. Claro também fica que não se trata de um conjunto de orientações e propostas etapistas, elencadas por adultos que esperam determinadas manifestações nos bebês e nas crianças pequenas, em uma idade específica ou em tempo definido. Também não se trata de atividades que se pretende desenvolver, tendo em vista determinadas prontidões que esperam que eles possam ter em outro nível de ensino; bem como não se trata também de pautar o trabalho na sequência de datas comemorativas, sempre desprovidas de sentidos para as crianças. Segundo Barbosa e Horn (2008, p.38):
(...) alguns meses do ano, as crianças ficam continuamente expostas àquilo que poderíamos chamar da indústria das festas. Elas se tornam objetos de práticas pedagógicas sem o menor significado, que se repetem todos os anos da sua vida na Educação Infantil, como episódios soltos no ar. Os conhecimentos sobre os conteúdos das festividades são fragmentados e, muitas vezes, simplórios.
Há em curso um movimento de superação de datas comemorativas como norteadoras do currículo, que envolve o combate ao consumismo, sem perder de vista a laicidade da educação pública, visando ampliar repertórios culturais, com a aproximação das comunidades do entorno." (Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil, 2013  p.14) [grifos nossos]

  
  Optamos por trabalhar com projetos e temas de interesse das crianças, pois os entendemos como instrumentos para vivências mais significativas, visto que trazem como pressuposto a criança como centro no processo educativo. Nesse processo, ela é parte ativa e fundamental na construção dos conhecimentos e saberes.
  Trabalhar com projetos é lançar mão de um recurso dinâmico e ativo onde educador/aluno, adulto/criança interagem, atuam e constroem conhecimento por meio da experiência vivida por todos. Nesse sentido, a cultura que a criança traz para a escola e seus interesses são considerados. No entanto, é importante não esquecermos que os temas sugeridos passam, necessariamente, pelo crivo e pela reflexão crítica do educador que deve sempre estar atento ao que acontece, realizando intervenções adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário