quarta-feira, 1 de abril de 2015

TURMA DAS CRIANÇAS - AGIII D

“O BRINCAR NO UNIVERSO DAS CRIANÇAS PEQUENAS”
“Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” (Drummond)
A concepção de brincadeira é uma noção historicamente construída. A partir de uma perspectiva sociocultural, compreendemos, reiterando Wajskop (1995), que a brincadeira constitui uma atividade social infantil, desenvolvida por crianças enquanto sujeitos históricos e sociais, marcados pelo meio social em que se desenvolvem, mas que também o marcam.
Atualmente, reconhece-se que as brincadeiras são de fundamental importância na educação das crianças pequenas.
Os “jogos de regras” são aqueles jogos nos quais as regras orientam as ações de cada jogador, como acontece, por exemplo, no xadrez, no baralho, no dominó, entre outros.
Este ano, em nosso Projeto Maleta de Leitura, estará incluído um Jogo de Regras sobre Dengue.
Para que as crianças pudessem vivenciar experiências com o Jogo de Regras, começamos a utilizá-lo em um dos nossos “cantos pedagógicos”.
Através da interação com outro e pelo brincar, a criança aprende e torna-se multiplicadora de ações que podem impedir a propagação da Dengue.
Vejam a “Turma das Crianças”, agrupamento III-D, brincando:


PROFª ÉRICA


Nenhum comentário:

Postar um comentário