quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Turma do Cavalo - AGIII G

RYEMBALAY

Considerando alguns dos objetivos do nosso projeto Bonecos Étnicos, como a ampliação do conhecimento sobre as etnias abordadas, suas tradições e costumes, assim como as influências dessas etnias sobre a formação do povo brasileiro, a Turma do Cavalo vem conhecendo algumas brincadeiras africanas e procurando semelhanças entre essas e as que brincamos, ou que brincavam seus familiares, suas professoras...
Hoje vou socializar com vocês uma dessas brincadeiras que, aliás, é muito parecida com uma que eu brincava quando criança.
Chama-se RYEMBALAY,  uma brincadeira do Senegal e é preciso apenas duas crianças. A Turma do Cavalo se dividiu em várias duplas, pois todos queriam conhecer e brincar como os senegaleses. Então, uma das crianças da dupla estica um de seus braços para seu parceiro que passa a percorrer levemente com seus dedos, toda a extensão desse braço que lhe foi estendido. A intenção é fazer com que a criança sinta cócegas e acabe por dar risadas. Por sua vez, essa criança tentará segurar o riso o quanto puder. Quando o parceiro conseguir fazer com que o outro dê risada, as posições se invertem.
Veja pelas fotos, como foi o nosso brincar!


Em pequena, eu brincava de forma bem parecida. Só que ao invés de esperar pelo riso de quem brincava comigo, este tinha que tentar descobrir quando os meus dedos estavam passando bem por cima da dobra do braço dele. Depois invertíamos as posições para que eu também tentasse descobrir quando ele estaria passando os dedos por cima da dobra do meu braço!
E você? Já brincou de algo semelhante?
Abraços da Profª Roberta e

30 beijinhos da Turma do Cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário