segunda-feira, 23 de maio de 2016

Turma do Arco - íris - AGIII -D

A TURMA DO ARCO-ÍRIS E A EXPERIÊNCIA COM JOGOS DE LINGUAGEM
  Olá, pessoal!
  Hoje compartilharei com vocês a experiência realizada com o Jogo “Contrários”, do Portal Trilhas¹.
Vocês sabiam que nas interações estabelecidas com o mundo, mediadas pelo outro, as crianças estão se descobrindo como sujeitos, identificando a si mesmas como seres humanos, pertencentes a   diferentes grupos, diferentes meios?
  A formação da identidade está, assim, diretamente ligada à possibilidade de relacionar-se e de interagir com as pessoas, com a cultura e com o meio natural em seus diversos elementos.
  Recentemente a Turma do Arco-Íris vivenciou uma nova experiência, a dos jogos, pois o brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de abstração da criança. O aprender a lidar com regras e a desenvolver o autocontrole também são capacidades propiciadas pelo brincar.
  Durante a vivência com o jogo, as crianças partilham uma cultura da infância, constituída por ideias, valores, códigos próprios, formas específicas de compreensão da realidade, que lhes permitem não apenas reproduzir o mundo adulto, mas (re)significá-lo e reinventá-lo.
  Ao trocar ideias com a professora Erika, do período da tarde, procurei ‘readaptar’ o jeito de brincar, de forma que propus seguir as regras do ‘jogo da memória’. Todas as cartas foram disponibilizadas na mesa, viradas para baixo. De forma democrática, escolhemos quem seria o primeiro a jogar e assim sucessivamente, até que entendessem a dinâmica. Ao encontrarem os pares, pronunciavam quais eram os contrários contemplados, por exemplo, o par da carta que representa DIA é aquela que representa NOITE.



Ao término do jogo, cada criança/jogador fez a contagem das cartas. Ganha o jogador que tiver o maior número de cartas, mas houve empate entre as crianças. Foi uma experiência significativa, pois as crianças gostaram de participar e sempre pedem para jogar novamente.





Até a próxima!
Profª Érica e Turma do Arco-íris


¹ Com o objetivo de promover a qualidade da educação nas escolas públicas do país, o MEC apoia e distribui o conjunto de materiais do Projeto Trilhas, desenvolvido pelo Instituto Natura, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que visa contribuir para o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade. Para saber mais, clique aqui.

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