segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Turma do Arco-íris - AGIII D

RELEITURA DE MÁSCARAS AFRICANAS

Olá!
A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_%C3%81frica


Buscando inspiração na arte africana, as crianças da Turma do Arco-íris produziram a “releitura de máscaras africanas.”
Releitura é utilizar uma referência artística e por meio dela, apropriar-se em uma nova produção, reinterpretando-a.
Desta forma, cada criança, com seu olhar artístico, com sua criatividade e originalidade, produziu a sua própria “máscara africana” que comporá o painel que ficará exposto para apreciação de todos.
Não utilizamos a madeira, barro, marfim nem metais, optamos pelo suporte papel color set e outros materiais como barbante, lantejoula, cola, tesoura, macarrão, papel de seda, entre outros.
Seguem as imagens das crianças realizando as criações.


E como ficou o painel depois de pronto:


Até a próxima postagem!!

Professora Érica e Turma do Arco-íris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário