segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Educação Especial: Materiais Adaptados Parte IV

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

O ambiente escolar para a criança com TEA tem que ser estruturado e com rotina, para diminuir o nível de angústia, ansiedade e distúrbios de comportamento do aluno diante de situações desconhecidas, porém em alguns momentos é aconselhável provocar alterações na rotina para que eles aprendam a lidar com a baixa frustração.
O professor precisa desenvolver um ambiente estruturado, que favoreça a confiança; oferecer pequenos grupos no momento das atividades; proporcionar interação com os demais alunos e estabelecer metas de trabalho para a criança.
Para que o aluno com TEA possa realizar o que for solicitado pelo professor ou outra pessoa, é essencial estabelecer o vínculo afetivo, pois sem ele se torna praticamente impossível.
O professor precisa ter condutas claras e objetivas; mostrar ao aluno o que se espera dele; oferecer condições de aprendizagem que possibilitem mais situações de sucesso do que de fracasso; valorizar não só o resultado, mas o esforço e respeitar o ritmo de aprendizagem da criança.
É importante a criança com TEA seguir as regras da sala.
Sempre que vamos iniciar um trabalho, um jogo com a criança, temos que fazer para que ela observe e aprenda como fazer. Temos que ser objetivos e mostrar o correto e não dar hipóteses (ex: esta é a garrafa grande; a letra do seu nome é M).
Alguns jogos para trabalhar com a criança com TEA:







Gislaine Minari Groth
Prof. De Educação Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário