Olá!
A Turma
do Leão fez algumas atividades para identificar como vem se
definindo a lateralidade das crianças e quer dividir aqui essas
experiências com vocês.
Logo na chegada, quando estamos sentados
na Roda da Conversa, ao contar diariamente a quantidade das crianças,
frequentemente peço que elas levantem a mão direita para que eu as
vá tocando enquanto juntos, vamos dizendo o número de crianças
presentes neste dia. Em outros dias, peço que levantem a mão
esquerda.
Para reforçar o entendimento das crianças, de que
todo um lado do nosso corpo é o direito e o outro é o esquerdo,
danço com elas uma música que elas adoram, onde a letra pede que se
vá se movimentando ombro, braço, mão, joelho, pé, tanto do lado
direito quanto do lado esquerdo, alternadamente, como também os dois
lados simultaneamente.
Dançando a música "Desengonçada" de Bia Bedran
Mas
o que é LATERALIDADE?
Geralmente, nós usamos mais um lado do
corpo do que o outro. A mão com que se escreve, pega-se as coisas,
que geralmente é a mais forte, é acompanhada também pelo pé e até
pelo olho, com esse mesmo uso mais frequente. Isso é uma capacidade
que vai se determinando por volta dos 6 aos 8 anos. Mas até lá, já
é possível se notar que a criança, desde bebê, já demonstra sua
preferência quanto ao uso de uma das suas mãos, por exemplo.
Essa
capacidade é a LATERALIDADE, que nada mais é que a predominância
motora de um dos lados do nosso corpo. Em outras palavras, é a
predisposição a usarmos preferencialmente um lado do corpo mais que
o outro. Essa capacidade é muito importante para a formação de
conceitos complexos, como o de espaço.
Com certeza você conhece
alguém, ou até mesmo você, que passa frequentemente pela situação
de, ao indicar um caminho a alguém, por exemplo, diz pra virar à
esquerda quando seria pra virar à direita, ou vice versa. Isso é
muito comum! É por isso que devemos estimular as crianças a
reconhecerem seu lado predominante e a saber nomear seus dois lados
corretamente.
Com as crianças da Turma do Leão, registramos suas
mãos esquerda e direita com canetinha e guache. Cada criança,
livremente, pegou a canetinha com sua mão que agora ela usa com mais
frequência, para contornar a outra. Depois, com o guache, carimbou
essa mão, que vem se mostrando dominante, na folha de registro.
Abaixo fotos de alguns desses
registros.
Ah! Mas e as pessoas que usam, por exemplo, ambas as mãos pra escrever, segurar igualmente os objetos e desempenhar outras funções nas quais as demais pessoas só conseguiriam bom desempenho com a sua mão predominante? São as chamadas AMBIDESTRAS! Vale lembrar também que as que têm predominância no seu lado direito são chamadas de DESTRAS e as que têm predominância no seu lado esquerdo são chamadas de SINISTRAS.
Abraços de todos da Turma do Leão!
Profª Roberta
Nenhum comentário:
Postar um comentário