segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Turma do Leão - AGIII G

Olá!
A Turma do Leão fez algumas atividades para identificar como vem se definindo a lateralidade das crianças e quer dividir aqui essas experiências com vocês.
Logo na chegada, quando estamos sentados na Roda da Conversa, ao contar diariamente a quantidade das crianças, frequentemente peço que elas levantem a mão direita para que eu as vá tocando enquanto juntos, vamos dizendo o número de crianças presentes neste dia. Em outros dias, peço que levantem a mão esquerda. 
Para reforçar o entendimento das crianças, de que todo um lado do nosso corpo é o direito e o outro é o esquerdo, danço com elas uma música que elas adoram, onde a letra pede que se vá se movimentando ombro, braço, mão, joelho, pé, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, alternadamente, como também os dois lados simultaneamente.


                                               Dançando a música "Desengonçada" de Bia Bedran
Mas o que é LATERALIDADE? 
Geralmente, nós usamos mais um lado do corpo do que o outro. A mão com que se escreve, pega-se as coisas, que geralmente é a mais forte, é acompanhada também pelo pé e até pelo olho, com esse mesmo uso mais frequente. Isso é uma capacidade que vai se determinando por volta dos 6 aos 8 anos. Mas até lá, já é possível se notar que a criança, desde bebê, já demonstra sua preferência quanto ao uso de uma das suas mãos, por exemplo.
Essa capacidade é a LATERALIDADE, que nada mais é que a predominância motora de um dos lados do nosso corpo. Em outras palavras, é a predisposição a usarmos preferencialmente um lado do corpo mais que o outro. Essa capacidade é muito importante para a formação de conceitos complexos, como o de espaço.
Com certeza você conhece alguém, ou até mesmo você, que passa frequentemente pela situação de, ao indicar um caminho a alguém, por exemplo, diz pra virar à esquerda quando seria pra virar à direita, ou vice versa. Isso é muito comum! É por isso que devemos estimular as crianças a reconhecerem seu lado predominante e a saber nomear seus dois lados corretamente.
Com as crianças da Turma do Leão, registramos suas mãos esquerda e direita com canetinha e guache. Cada criança, livremente, pegou a canetinha com sua mão que agora ela usa com mais frequência, para contornar a outra. Depois, com o guache, carimbou essa mão, que vem se mostrando dominante, na folha de registro. Abaixo fotos de alguns desses registros.

                                              


Ah! Mas e as pessoas que usam, por exemplo, ambas as mãos pra escrever, segurar igualmente os objetos e desempenhar outras funções nas quais as demais pessoas só conseguiriam bom desempenho com a sua mão predominante? São as chamadas AMBIDESTRAS! Vale lembrar também que as que têm predominância no seu lado direito são chamadas de DESTRAS e as que têm predominância no seu lado esquerdo são chamadas de SINISTRAS.

Abraços de todos da Turma do Leão!
Profª Roberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário