quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PROJETO "VALORIZANDO AS DIFERENÇAS"

AGRUPAMENTO III-D
TURMA DA BORBOLETA
PROFESSORA ÉRICA
PERÍODO MANHÃ

Olá, pessoal!
É com muita alegria que retornamos às aulas, depois de um merecido descanso.
Esperamos que o segundo semestre seja tão produtivo e significativo como foi o primeiro. 
Já iniciamos o mês de Agosto com uma experiência muito bacana com as crianças do agrupamento III-D. Logo no primeiro dia, pudemos contar com a presença das professoras de Educação Especial em nossa sala para socializar sobre a deficiência visual, o alfabeto em Braille.  
De acordo com a Professora Lívia o sistema Braille é baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

As crianças do agrupamento III-D, muito instigadas e muito sedentas em aprender ainda mais, conheceram a máquina Braille e os materiais de estimulação adaptados.



A experiência vivenciada nesse encontro foi a de cada criança fazer a inicial do seu nome de acordo com o sistema Braille. A professora também quis vivenciar a experiência.

Enquanto um pequeno grupo realizava a proposta, as outras crianças iam interagindo com os materiais pedagógicos adaptados e os livros em Braille.


Concluída a proposta de cada criança realizar a letra inicial de seu nome, baseado no sistema Braille, fomos realizar a mágica...
A mágica aconteceu nessa máquina verde, que denomina-se ThermoFusora e tem a função de fazer o relevo em papel.
Cada criança terá uma lembrança especial da vivência: a inicial do nome em relevo.


Diante das vivências que nos encantaram no primeiro dia do mês de agosto, gostaria de agradecer ao carinho das Professoras Lívia e Rosimeire, que compartilham seus saberes com toda a unidade educacional.
Até a próxima!

Professora Érica e Turma da Borboleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário