quinta-feira, 26 de abril de 2018

DA SÉRIE: "ISSO NÃO É UMA CAIXA"

AGRUPAMENTO III-D
TURMA DO SOL
PROFESSORA ÉRICA


Olá, pessoal!
Não poderia deixar de compartilhar com vocês esta  experiência, pois foi um excelente "imprevisto pedagógico".
Recentemente fomos à biblioteca para as crianças serem estimuladas no hábito da leitura e também para realização do empréstimo semanal de livros.
Enquanto o movimento de escolha e apreciação de livros acontecia com sucesso, pude observar que a D. Paulina, nossa cozinheira, tirava caquis de caixas de papelão, pois iria higienizá-los antes do momento das refeições.
Tive um "insight" e pedi que reservasse as caixas para o agrupamento III-D porque poderiam ser reaproveitadas para "n" possibilidades.
Levei-as para a sala de referência e fiz um levantamento de sugestões do que as crianças gostariam de criar.
Houve um consenso que confeccionariam com os recursos disponíveis (canetinha, lápis de cor) alguns aparelhos eletrônicos: celulares, tablets e vídeo-games...
Percebi que pude oferecer um novo suporte para que desenhassem e que difere da tradicional folha de sulfite, o que trouxe para as crianças uma experiência nova no processo criativo, com produções que ganharam a terceira dimensão.
Observei que essa experiência favoreceu a interação entre pares e professora.


Até entrei na brincadeira de faz de conta e conversei com as mães das crianças "por telefone" !
E para vocês que convivem com crianças e às vezes, são convidados a atender um telefonema... 
Fica a dica!!



Outro aspecto positivo que também precisa ser destacado é que quando aproveitamos os materiais recicláveis, tornamos acessíveis brincadeiras com poucos recursos financeiros e fortalecemos nossos vínculos afetivos com as crianças, o que é uma das propostas pedagógicas de nossa Unidade Educacional.

Espero que tenham gostado!
 Até a próxima postagem.
Turma do Sol e Professora Érica




Nenhum comentário:

Postar um comentário