segunda-feira, 16 de abril de 2018

TURMA DA PIPA - AG III F - Prof. Darleng

A escolha do nome da turma


O processo de escolha de nome para as turmas comumente faz parte do cotidiano das instituições de Educação Infantil. No CEI "João Vialta" é uma atividade que envolve todos os agrupamentos, o que confere identidade às diferentes turmas. Crianças e adultos se reconhecem como pertencentes a determinado grupo e isso confere segurança durante o processo educativo.
Em nossa turma, até a escolha definitiva do nome, foram realizadas conversas com as crianças em roda e, cada uma delas pode contribuir com sua sugestão. Assim, fizeram desenhos representando aquele que gostariam que fosse o nome de nossa turma,  justificando sua escolha. Dessa forma, foram construindo argumentos para tentar convencer os colegas. As sugestões das crianças foram: 
  • Turma da Joaninha
  • Turma do Leão
  • Turma da Cobra
  • Turma da Minhoca
  • Turma da Pipa
A etapa seguinte foi a eleição, garantindo a escolha democrática para o nosso nome:





Ficou decidido: TURMA DA PIPA!!!

A partir de então, esse brinquedo começou a fazer parte de nossa jornada: nas conversas, nas composições com peças, no computador, nas brincadeiras de faz de conta.




Nossa primeira atividade foi a apreciação e releitura de obras do pintor brasileiro Cândido Portinari, que tem um vasto repertório de quadros intitulados "Meninos soltando pipas". Com esta atividade foi possível conversar sobre a brincadeira, quem pode brincar, onde brincar e também explorar materiais e trabalhar em grupo. Ainda estamos terminando. Logo poderão apreciar nossas obras pela escola!


Até a próxima!
Turma da Pipa - Profª Darleng

Nenhum comentário:

Postar um comentário