segunda-feira, 6 de maio de 2019

"MÃOS QUE DOAM AMOR NUNCA FICAM VAZIAS"

AGRUPAMENTO III-D
TURMA DO GIRASSOL
PROF. ÉRICA


Olá, pessoal!
Nosso Projeto "Mãos à Horta" teve  início com as crianças no mês de abril. Todos os agrupamentos decoraram Cd´s usando a criatividade para dar um toque especial ao espaço e afugentar aves  das plantações.
Nossa turma confeccionou uma placa para o canteiro de rabanetes com a seguinte frase: "Mãos que doam amor nunca ficam vazias", em parceria com a Professora Lívia, da sala de Recursos Multifuncionais que nos encantou com seus rabanetes 3D. Com o auxílio do zelador Clério, fizemos a fixação da placa no solo: 

A turma do Girassol ficou responsável pelo plantio de sementes de rabanete. Na roda da conversa, socializei com as crianças sobre a vivência do plantio e apreciamos a história: "O Grande Rabanete". 
Ao chegarmos na Horta, primeiramente  as crianças tiveram contato com a terra. Na medida em que "cavocavam" aqui e acolá, o espanto e a admiração foram tomando conta dos envolvidos. As minhocas foram tratadas com muito carinho, pois são muito importantes para o meio ambiente e para a nossa agricultura:



Assim, o espaço físico destinado à Educação Infantil será um:
[...] promotor de aventuras, descobertas, criatividade, desafios, aprendizagem, [...] [facilitando] a interação criança-criança, criança-adulto e deles com o meio ambiente. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, "brincável", explorável, transformável e acessível para todos. (BRASIL, 2008).

Assim que deixamos o canteiro propício para receber as sementes, o zelador Clério foi ajudando cada criança a fazer o plantio, de forma tranquila e bastante significativa.


Fizemos a rega e voltamos para a sala de referência para retomarmos as vivências lúdicas. Por volta das 10 h15 desse dia de plantio,  uma criança pergunta-me:
- "Professora, o rabanete está quase  crescendo?"
- "Por que ele demora tanto?"

A partir do questionamento da criança, começamos a realizar as regas quinzenais e observações diárias, notando o crescimento acelerado dos rabanetes. Da janela da nossa sala, as crianças já percebem folhas verdes crescendo avidamente. Que venham as colheitas!!

Até a próxima!
Turma do Girassol e Prof. Érica





Nenhum comentário:

Postar um comentário