terça-feira, 16 de junho de 2020

Brincadeira e desenvolvimento


Olá pessoal, tudo bem?



   Vocês já ouviram falar em coordenação motora fina?
        
         Vou falar um pouquinho sobre ela:

             A coordenação motora fina é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos tornando a criança capaz de realizar movimentos delicados como pegar, escrever, desenhar, pintar, montar, encaixar entre outros. Logo a criança pequena vai desenvolvendo habilidades motoras finas tornando-se, gradualmente, capaz de realizar com suas mãos movimentos específicos e controlados.
             Existem brincadeiras que parecem simples, mas que ajudam no desenvolvimento das habilidades motoras finas. Além do mais pode ser feita em casa com objetos simples. 


Vamos ver algumas?


Brincando com prendedores de roupas:

Incentiva a criança a trabalhar o movimento de pinça, exercitando a força dos dedos com o uso de prendedores de roupa.


O que fazer? 

 Deixe vários prendedores à disposição da criança e incentive a colocá-los na borda de um pote ou de uma caixa de papelão. 

Também pode amarrar uma fita ou um fio na altura da criança formando um pequeno varal para que ela possa pendurar os prendedores.

Outra dica legal é deixar objetos no chão, assim como papel amassado, bola de algodão, pedaço de pano para que a criança tente pescar com o prendedor.
 Ajude a criança no início se for necessário.


















Pintura com as mãos:

Em um pedaço de papel deixe sua criança usar tinta guache pintando com as mãos. Além de explorar a textura da tinta, irá exercitar os movimentos das mãos.




                                                                    

Desenhar e pintar: 

Uma atividade simples e muito importante. Incentive sua criança a realizar essa atividade colocando-a em um lugar onde fique confortável e ofereça papéis e lápis, caneta, canetinha (o que tiver em sua casa) para que a criança possa desenhar, pintar livremente.



Escorredor de macarrão e macarrão 

espaguete cru:

Colocar o escorredor de macarrão com a abertura para baixo e incentivar sua criança a colocar o macarrão nos buraquinhos.




 Se não tiver escorredor de macarrão pode usar uma caixa de papelão. É só colocá-la com a abertura para baixo e fazer furos onde a criança colocará o macarrão. Se o adulto conseguir fazer furos mais largos pode usar palito ou até lápis para encaixar nos buracos. 









Essas são algumas atividades que auxiliarão sua criança no desenvolvimento de habilidades que a acompanharão por toda a vida!



                               Tenham uma ótima semana!
                                                                
                                                                   CIMEI 29 ¨João e Maria¨



Nenhum comentário:

Postar um comentário