segunda-feira, 22 de junho de 2020

"JUNTOS MESMO DISTANTES"

Olá famílias e crianças!!


Antes de tratarmos sobre a importância da água para o funcionamento do nosso corpo quero compartilhar com vocês uma das músicas do grupo Palavra Cantada, que as turmas da nossa unidade educacional já conhecem do repertório deles, que fala sobre a água. Sua circulação constituí o chamado ciclo da água. 
Confiram: 



A água, como já sabemos, é uma substância extremamente importante para a manutenção da vida no planeta. Ela faz parte da composição do corpo de todos os organismos vivos. A maior parte de nosso corpo é composta por água.


    Crédito: Irina Kit/istock


Em média, para suprir todas as necessidades do organismo de um adulto é preciso tomar 2 litros todo dia. Em medidas caseiras, essa quantidade representa 8 copos que precisam ser distribuídos ao longo do dia, em porções, para se manter um padrão de hidratação. Quem pratica atividades físicas, por exemplo, tem uma necessidade maior de consumo pois a prática de exercícios faz a pessoa transpirar mais.

De modo geral, toda criança deve beber quatro copos de água por dia. Mas a quantidade de água está relacionada também a idade: dos 7 aos 12 meses 800ml/dia. De 1 a 3 anos mínimo a ser ingerido passa a ser 1.300ml. De 4 a 8 anos no mínimo 1.700ml. 

A água é responsável por diversas reações químicas em todos os órgãos. Ao longo de 24 horas não conseguimos retê-la no corpo já que ela é liberada constantemente e de diversas formas, na transpiração, na urina, respiração e outras atividades que mantém nossas funções vitais. 
Portanto beber a quantidade necessária por dia é fundamental pois traz vários benefícios como: 


- Regular a Temperatura Corporal: durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas; 

- Desintoxicar o corpo: ela auxilia na prevenção e no tratamento da infecção urinária, pois o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a "limpar" o trato urinário. Em parceria com a ação das fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal. Também como já vimos auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares; 

- Absorção e transporte de nutrientes: a água auxilia na absorção dos nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo; 

- Emagrecimento: além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins  para trabalhar, a água também traz sensação de saciedade. Sem contar que não tem calorias!; 

- Pele bonita: promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. Portanto, ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação. 

 
   Crédito: Dra Ana Escobar 


Vai uma dica para quem tem dificuldade em beber água pura, pode fazer a saborização com rodelas de laranja, limão ou hortelã previamente higienizados. 
Vamos nos hidratar, água é saudável e nesse momento atual lavar as mãos com frequência e usar máscara, se precisar sair, salva vidas!!!
   


Um abraço,  
Profª Ana e de toda a equipe do 
CEI João Vialta e CEI Maria de Lourdes






Referências:

De Gotinha em Gotinha (Palavra Cantada Oficial). Youtube. 3 out. 2013. Disponível em: 
www.youtube.com/watch?v=bkr1wS8D-6A ; Acesso em: 21/06/2020  
https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/cinco-motivos-para-nao-deixar-de-tomar-agua/ Acesso em: 27/05/2020 
https://saopauloparacrianças.com.br/saude-infantil-criança-deve-beber-agua-constantemente/ Acesso em: 27/05/2020 
https://catracalivre.com.br/equilibre-se/a-quantidade-ideal-agua-para-cada-fase-da-vida/ Acesso em: 29/05/2020
www.blog.saude.gov.br/index.php. Acesso em: 29/05/2020
Imagens 1 e 2 retiradas da internet. Acesso em: 05/06/2020











 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário